terça-feira, 28 de outubro de 2008

ATIVIDADES DO 4º BIMESTRE 1º ANO

1- Aluno escreva um pequeno texto sobre a "inquisição" e a Intolerância religiosa.


2- Pesquise e divulgue no blog: como a construção de um moinho e a de uma Catedral tinha efeitos econômicos parecidos na fase da construção, mas muito diferentes depois de concluídos.




3- Pesquise e depois construa seu texto explicando a seguinte frase: A fome, a guerra e a peste eram fenômeno relacionadas entre si durante a crise do feudalismo, por que?

88 comentários:

Unknown disse...

1-Resp.:A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

2 – Resp.: A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”. Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.

3-Resp.: A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Causas da crise do feudalismo
A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;
- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;
- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;
- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

Camila Dias 1ª E

Paullinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paullinha disse...

Ana Paula N. De Souza 1°C matutino

1° . A Intolerancia Religiosa .
Diaramente, os meios de comunicação , principalmente radio Tv e internet passam programas é conteúdos em que a crença e a cultura esperitual e a intolerancia religiosa continua provocando querras etc ...Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.

ISQUISIÇÃO . Poder da política em nome de deus a inquisição ganhou mais poder na época da reforma ou contra Reforma Trata-se de assunto de fé a inquisição é confundida com tribunal do Santo Oficio .A Inquisição ganhou mais relevo na época da Reforma (para os católicos) ou Contra-Reforma (chamada assim pelos protestantes) com as crescentes suspeitas populares. Portanto, trata-se de uma inquirição, em assuntos de fé, evitando a condenação de alguém sem investigação prévia. Tecnicamente, Inquisição é confundida com "Tribunal do Santo Ofício". O segundo é uma entidade que tem por função fazer inquisições. Ao contrário do que é comum pensar, o "tribunal do Santo Ofício" é uma entidade jurídica e não tinha forma de executar penas. O resultado da inquisição, feita a um réu, era entregue ao poder régio, muitas vezes com o pedido de que não houvesse danos nem derramamento de sangue. Este tribunal era muito comum na Europa a pedido dos poderes régios, pois queriam evitar condenações por mão popular.


2° ..
A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas.



A economia medieval, em franco desenvolvimento nos séculos XI, XII e XIII, sofreu sérios abalos no decorrer do século XIV, mostrando que o sistema feudal encontrara os limites máximos de sua expansão. A crise que então se abateu sobre a Europa pode ser explicada a partir de um conjunto de fatores cujo resultado, em longo prazo, foi a superação do feudalismo.
No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas. Como conseqüência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população. "Nos campos ingleses, ele passou de 40 mortos por cada mil habitantes, para 100 por mil. Na cidade belga de Ypres, uma das mais importantes da Europa, pelo menos 10% da população morreu no curto espaço de seis meses em 1316". (Franco JR. Hilário. 0 Feudalismo, São Paulo, Brasiliense, 1984, p. 80).De 1348 a 1350, a peste negra desceu sobre a Europa, trazida da região do Mar Negro por comerciantes genoveses, eliminando de 25 a 35%' da população. Muitas aldeias desapareceram provisória ou definitivamente. Cidades tiveram sua população dizimada, como Toulouse na França, que de 30000 habitantes em 1348, contava com apenas 24000 em 1385; Florença, de 110 000 antes da peste, ficou reduzida a 50000.

A peste atingiu indiscriminadamente campo e cidade, pobres e ricos homens e mulheres adultos e crianças, sendo explicada, pelos cronistas medievais, como sendo castigo de Deus.

Daniel disse...

Daniel 1° E.

1- Resp. Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origens nas própias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.

2- Resp. As construções de moinhos era utilizado o papel, na qual era bastante raro nquela época. Depois de concluírem as contruções de moinhos, elas acabavam não sendo utlizadas, por que a tecnologia da época desenvolveu nas construções as obras de catedrais, igrejas, palácios e outros.

3- Resp. A fome, a guerra e a peste.

A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.

jean carlos disse...

Sergio 1ano A


QUESTÃO N:1

O que se chamou "santa inquisição" foi uma das maiores demostrações do que pode o homen ao exagerar o poder de autoridade de que se diz adquirido por Deus. Em nome de cristo, sacredotescatolios chacinavam milhares de pessoas por descordarem da doutrina católica. Os suspeitos, isto é, os heregs ,eram julgados sem o direito de saber quem os denunciara e na maioria das vezes eram toturados e condenados as penas que variavam desde prisão temporaria até a perpetua, a condenação a morte, na fogueira, em praça publica. Todos estavam sugeitos a tortura, até as criaças e mulheres idosas eram torturados, aconfição poderia dar direito a uma pena mais leve como humilhar-se diante a população ou aos membros do clero, caso o crime fosse pequeno, caos contrario condenado a morte. A confição possibilitava ao sentenciado benificar-se com os servisos espirituais da igreja , administrados por um padre, que salvaria sua alma do fogo do inferno.



QUESTÃO N:2



Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como "taverna banal". Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.
À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.
A arquitetura medieval,da arquitetura bizantinaà arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica.



QUESTÃO N:3


A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:

- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;

- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;

- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;

- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;

- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;

- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;

- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

Daniel disse...

Christiellen 1°E.

1- Resp. No fim do século XI, surgiu no território do sacro império romano - germânico uma seita Cristã cujos seguidores eram chamados de Cátaros de pobres de Cristo. Sua doutrina se baseava na existência de dois princípios universais, o Bem e o Mal. Os cátaros criticavam os dirigentes da Igreja e propunham que os cristões levassem uma vida simples, afastada da riqueza e do luxo em que viviam o papa e outros membros da hierarquia católica - doutrina conhecida como oscetismo.
Durante a Idade Média a relação entre a Igreja Católica e a Comunidade Judaica da Europa foi marcado pela Intolerância Religiosa.

2- Resp. Na construção de moinhos eram utilizados o papel que era bem raro, o sistema métrico, tal como hoje é usado, não existia, o cimento, era feito com outros materiais os sistemas construtivos eram outros e os materiais também.
A construção de moinhos era radicalmente diferente da que hoje se pratica. Em termos práticos podemos considerar que a forma associada aos moinhos tal como os conhecimentos eram transmitidos pricinpalmente de forma prática, no discurso de grandes obras por exemplo: palácios, igrejas e mosteiros. Porém praticamente não as utilizavam, em parte algums porque possuiram escravos suficiente para não preocuparem com máquinas poupadoras de mão - de - obra porque na maioria dos territórios não abundavam correntes rápidas.

3- Resp. Uma conjunção de fatores levou os europeus a enfrentar uma profunda crise econômica e social que transformou o continente em palco de inúmeras revoltas e lugar de desolação, guerra, medo, fome e morte.
E além disso nesse período a sociedade feudal foi assolada por secas prolongadas que prejudicaram a agricultura e deixaram parte da população sem alimento.
A fome tão grande que segundo alguns relatos, muitas pessoas recorreram. e para piorar os feudos viveu uma das maiores catástrofes a peste negra que é uma doença conhecida modernalmente como peste bubônico. A enfermidade era transmitida pela pulga de ratos contaminados e pelo contato de pessoas infectadas.
Uma simples aproximação de alguém infectada era suficiente para transmitir a doença para a outra pessoa.

Unknown disse...

1r:Inquisiçao foi uma lei oficial conduzida pela igreja católica,essa operaçao tinha como objetivo de punir pessoas acusadas de heresia.
Essa lei so funcionava para cristãos(católico)e apenas em assuntos de fé e moral.
A iintolerancia religiosa na idade média era muito grande,a igreja nessa época mandava em tudo e todos.Como a intolerancia da igreja era grande,isso fasia com que acontece persequiçoes aos católicos que diflamacem a moral ea fé da igreja ea os que nela congregacem.

2r:A medida que o poder secular submetia-se ao poder papal a igreja passou a deter o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas.
O conhecimento construtivo mantinhace guardado pelas corporaçoes,as quais reuniam-se dezenas de mestres-de-obras(que eram os arquitetos da época),eles conduziam e elaboravam as obras.
O moinho onde eram moidos varios tipos de alimentos,alimentos esses que eram produzidos por camponeses e outros povos.O efeito econômico dessas duas obras tinham um efeito econômico parecidos,mas as suas respequitivas funçoes sejam diferentes.A catedral era onde celebrava as missas góticas,já o moiho era onde moia os alimentos.

3r:Em 1348a1350 uma peste chamada de peste negra(epidemia) atingiu fortemente a europa.Essa trazida do mar negro atingiu cidades eos campos,mulheres e homens,muitos diziam que era castigo de Deus.
Com isso a europa entrou em decadencia,os senhores feudais passaram a perder dinhero os seus escravos e servos,com isso o lucro de sua produçao estava caindo .Com isso a populaçao mais pobres comesaram a passar fome em situaçoes muitos dificieis.
Os senhores feudais buscavam de qualquer maneira superar as dificuldades até mesmo cravar uma pequena guerra comercial.Ou por outro lado reforçar a exploraçao sobre os camponeses aumentando as corvéias(trabalho de graça)e demais empostos.
já os nobres passaram a arendar (alugar)suas casas,e trocando o prestamentos de serviços de graça dos camponeses por pagamentos em dinhero e dando maior autonomia aos camponeses,alterando bastantes as relaçoes de produçao.


aluno:Jair batista leão
serie:1e
n:20

ivonete disse...

1 R: Inquisição é um termo que deriva do ato judicial de inquirir, o que se traduz e significa perguntar, averiguar, pesquisar, interrogar etc.No contexto histórico europeu, conforme alguns entendimentos filosóficos atuais, a Inquisição foi uma operação oficial conduzida pela Igreja Católica a fim de apurar e punir pessoas por heresia.É a inspiradora dos tribunais, do direito à defesa do réu e da averiguação dos fatos. Só funcionava para cristãos (católicos) e apenas em assuntos de fé e de moral.

Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.



2 R:A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.




3 R:A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;
- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;
- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;
- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.
Porque tudo envolvia a economia naquela com isso trouxe um grandes crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Entre outros pontos, podemos destacar que a mudança nas relações econômicas foi de grande importância para que as práticas e regras que regulavam o interior dos feudos sofressem significativas transformações.


ivonete
1ºC

Unknown disse...

[b] João Brienne de Camargo..
Amanda Rocha 1ºD

Respostas:

1-A Intolerância Religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros.
A pesseguição Religiosa que constitui um caso extremo de intolerância, consiste no maltrato persistente que um grupo dirige ao outro grupo ou a um indivíduo devido a sua afiliação religiosa. Usualmente, a persiguição desta natureza floresce devido a ausência de tolerância religiosa, liberdade de religião e pluralismo religioso.

2-Após concluir o Moinho e a Catedral depois de muito tempo que faz a economia porque a construção do Moinho que vendem para os camponeses e nobres que gera dinheiro e a Catedral pelos fiés que dar ofertas gerando economia na parte interna da igreja.

3-A Guerra no tempo do Feudalismo era uma das principas formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder.
O aumento da população no século XI e XIII impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época. A população empobreceu e causou a fome entre a população.
A peste foi uma epidemia que atingiu a Europa e outras regiões do mundo durante o século XIV matando um terço da população.

BY: Amanda Rocha 1º D Matutino ..

iara disse...

Resp:1

A inquisição foi criada na idade media no século XIII e era dirigida pela igreja católica a inquisição era composta por tribunais da igreja que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça as doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas, que podiam variar desde prisão temporária ou perpetua até a morte a fogueira, aonde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública, o papa Gregório IX preocupado com o crescimento de seitas religiosas criou um órgão especial para investigar os suspeitos de heresia.

A intolerância religiosa não admitia a diversidade religiosa, ou seja, a igreja católica não permitia diferentes crenças religiosas. a intolerância religiosa resultava em perseguição por isso ninguém questionava o que a igreja dizia.



Resp:2

A construção de moinhos era radicalmente diferente da que hoje se pratica, pois os moinhos eram construídos por papel que era bem raro, o sistema métrico, não existia. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva

o moinho era utilizado para moer todos os tipos de alimentos.o efeito econômico entre o moinho e a catedral era parecidos,mas suas funções eram totalmente diferentes.a catedral era aonde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.


Resp:3
A partir do século XIV a Europa enfrentou uma profunda crise econômica e social que transformou o continente em palco de inúmeras revoltas e lugar de desolação, medo, fome, guerra e morte.
Um desses fatores foi a instabilidade econômica decorrente da conquista de territórios do império bizantino pelos turcos - otomanos.os bizantinos eram parceiros comerciais da Europa ocidental e seu declínio fez com que a economia européia se retraísse.além disso,nesse período a sociedade européia foi assolada por secas prolongadas que prejudicaram a agricultura e deixaram parte da população sem alimento.para piorar a Europa viveu uma das maiores catástrofes da sua historia:a peste negra.a enfermidade era transmitida pela pulga de ratos contaminados e pelo contato com pessoas infectadas.

aluna:iara
serie:1E

Unknown disse...

1=Historicamente, a intolerância está presente na esfera das relações humanas fundadas em sentimentos e crenças religiosas. É uma prática que se autojustifica em nome de Deus; adquire o status de uma guerra de deuses encarnados em homens e mulheres que se odeiam e não se suportam. Heinrich Mann (1993:11), em A juventude do Rei Henrique IV, fornece uma descrição que nos permite visualizar os efeitos da intolerância religiosa.

2=CATEDRAL DE AACHEN
A construção desta capela Palatina, com sua basílica octogonal e a cúpula, começou entre 790 e 800 sob o Imperador Carlos Magno. Originalmente inspirada por igrejas orientais do Império Romano, foram somados revestimentos esplêndidos na Idade Média.
CATEDRAL DE SPEYER
Fundada por Conrado II em 1030 e remodelada ao término do século XI, a Catedral de Speyer, uma basílica com quatro torres e duas cúpulas, é um dos principais monumentos românicos do Sacro Império Romano. Suas estrutura arquitetônica apresenta um equilíbrio perfeito entre as influências orientais e ocidentais.

3=porque O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo auto-suficiente dos feudos. Entre os séculos XI e XIII a população européia mais que dobrou. O aumento das populações impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época. Nesse período, várias áreas florestais foram utilizadas para o aumento das regiões cultiváveis.
retraiu as atividades comerciais e a dieta alimentar das populações se empobreceu
A falta de mão-de-obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos.

silvia
1c

Unknown disse...

>>>>>Anderson Da Silva Lobo<<<<
>>>>>>>1º C<<<<<<




1ºResp; A Inquisição foi uma instituição da Igreja Católica criada a fim de combater o avanço do protestantismo. Muitos a conhecem como contra-Reforma.
Agora Intolerância Religiosa é não admitir a diversidade, é algo de torcer para um determinado time e dizer que ele é o melhor!
Enfim, ambos os termos são equivalentes, mas divergentes quando a intencionalidade!



2ºResp;

-A construção de moinhos era radicalmente diferente da que hoje se pratica. Em termos práticos podemos considerar que a forma associada aos moinhos tal como os conhecimentos eram transmitidos pricinpalmente de forma prática, no discurso de grandes obras por exemplo: palácios, igrejas e mosteiros. Porém praticamente não as utilizavam, em parte algums porque possuiram escravos suficiente para não preocuparem com máquinas poupadoras de mão - de - obra porque na maioria dos territórios não abundavam correntes rápidas.









3ºResp; A História da Europa descreve a passagem do tempo desde os primeiros humanos que habitaram o continente europeu até a atualidade. A primeira evidência do Homo sapiens na Europa data de 35.000 a.C.[1] O relato mais antigo feito sobre o continente é a Ilíada de Homero da Antiga Grécia que data de 700 a.C.[2] A república romana foi estabelecida em 509 a.C., e usurpada pelo Novo Império de Otaviano na metade do primeiro século.[3] A religião cristã foi adotada no século IV e organizada no sexto,[4] dentro do Império, pelo Imperador Justiniano I (527-565) como uma Pentarquia em suas cinco cidades mais importantes: Roma, Constantinopla, Antioquia, Jerusalém e Alexandria. Confrontado com ataques bárbaros e a praga, o Império foi dividido entre Leste e Oeste,[5] e a Idade Negra se instalou no coração da Europa Ocidental. O Império Bizantino manteve a luz da civilização queimando no Leste. O cisma dentro da autoridade da igreja em 1054 aconteceu em seguida à divisão anterior de 451, e foi prosseguida das Cruzadas do oeste para recuperar o leste da Invasão dos Muçulmanos. A sociedade feudal começava a ruir enquanto os invasores mongóis carregavam a peste negra[6] com eles. Os muros de Constantinopla caem em 1453,[7] e ainda o Novo Mundo é descoberto em 1492. A Europa acorda do período medieval através do redescobrimento do ensinamento clássico. A Renascença foi seguida da Reforma Protestante, do padre alemão Martinho Lutero, que atacou a autoridade papal. A guerra dos 30 anos,[8] o Tratado de Vestfália e a revolução Gloriosa deram a base para uma nova era de expansão e o Iluminismo.






>>>>Anderson Da silva Lobo<<<<
>>>1º C<<<<<<

Daniel disse...

Leice 1°E

1- Resp. Primeira inquisição no ato ou efeito inquirido no Antigo Tribunal eclesiático instituído para investigar e punir crimes contra fé católica. É como base nisso, e para entendermos melhor esta idéia, a intolerância religiosa não é novidade na humanidade, muitas guerras, mortes e dominação já aconteceram por causa desta tal reforma e por essa causa foi a tal inquisição pela igreja católica entre esse conflito religiosos um se destaca o que mobilizou seguidores de cristo no século XVI provocou um das muitas divisões da ingreja católica.

2- Resp. As catedrais eram as que simbolizavam a vida comunitária medieval. Os moinhos aconteciam das mesmas formas de membros do clero e a população em geral se uniam sob o comando do bispo e todos contribuíam com trabalho e dinheiro para a construção de moinhos e catedrais.

3- Resp. Sim, porque foi o início de desonestidade começou por essa mal distribuição diversas formas de desigualdade de ricos e pobres, desse classificação veio dessa idade a falta honestidade formam as guerras, as pestes e ainda pior em uma terra tão rica de fortuna a fome deu continuidade as estes problemas em todo o mundo.

Unknown disse...

vanderleia braga de almeida 1° D

1-A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

Intolerância religiosa- é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.



2-As catedrais eram as que simbolizavam a vida comunitária medieval.
CATEDRAL DE AACHEN
A construção desta capela Palatina, com sua basílica octogonal e a cúpula, começou entre 790 e 800 sob o Imperador Carlos Magno. Originalmente inspirada por igrejas orientais do Império Romano, foram somados revestimentos esplêndidos na Idade Média. o moinho era utilizado para moer todos os tipos de alimentos.o efeito econômico entre o moinho e a catedral era parecidos,mas suas funções eram totalmente diferentes.a catedral era aonde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.

3-urante o século XIV, uma grave crise econômica e social atingiu a vida do homem medieval. Este processo de crise culminará definitivamente com a desagregação da sociedade feudal, marcando a fase de transição da Idade Média à Idade Moderna.

Os fatores que desencadearam a grande crise do século XIV foram vários, dentre os quais devemos destacar aqueles que, na opinião de muitos historiadores, compõem a chamada "triologia" da crise feudal: a fome, a peste e as guerras.

O final da Baixa Idade Média é marcado, portanto, por um período de acentuada e generalizada crise, composta por vários fatores de origem econômica e social que assolaram a Europa.

Primeiramente, com relação à fome, é preciso ressaltar que a estagnação das técnicas agrícolas somada ao crescimento demográfico gerou um enorme desequilíbrio entre a produção e o consumo. A falta de alimentos fez com que o solo fosse mais utilizado, comprometendo ainda mais sua produtividade e agravando a escassez de alimentos. Ou seja, em virtude do uso constante, a terra perde sua qualidade, causando o empobrecimento cada vez maior da atividade agrícola.

iara disse...

Resp:1
A opressão da igreja tornou-se maior a partir de 1233,ano em que o papa gregorio IX criou o tribunal do santo oficio,tambem conhecido como inquisição,para perseguir e punir os durante sua existencia,a inquisição espalhou o terror pela europa ,pois qualquer pessoa podia ser acusada de heresia e condenada a morte na fogueira.
A intolerancia religiosa não admitia a diversidade religiosa,porque não aceitava as religião dos outros um exemplo de religião na antiguidade,é a perseguição dos primeiros cristão e judeus.

Resp:2
As contruções de moinho era utilizado o papel na qual era bastante raro naquela época.depois de concluirem as construções de moinho elas acabavam não sendo utilizado,por que a tecnologia da época desenvolveu nas construções de catedrais,igreja,palacios e outros.a tecnologia do periodo desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais estando o conhecimento tectonico sob o controle das corporações de oficio.

Resp:3
Uma serie de fatores levou a europa a enfrentar uma profunda crise econonica e social que transformou o continente em palco de inumeras revoltas e lugar de desolação,medo fome guerra e morte.um desses fatores foi a instabilidade economica decorrente da conquista de territorio do imperio bizantino pelos turcos-otomanos a partir do seculo XIV.alem disso,nesse periodo a sociedade europeia foi assolada por secas prolongadas que prejudicaram a agricultura e deixaram parte da população sem alimento .para piorar,em meados do seculo XIVa europa viveu uma das maiores catastrofes da sua historia:a peste negra.a doença e conhecida modernamente como peste bubonica.chegou em 1347 por meio de um navio.

Aluna: mádlla
Serie:1E

iara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iara disse...

resp:1
a inquisição catolica romana,segundo autores,teria sido oficialmente em 1233 pelo papa gregorio IX.os inquisitores catolico,desde o inicio da inquisição,se apresentavam como enqueridos da situação local de comunidade e tambem como autoridades que podiam perdoar ou condenar os causadores de trazer heresias para dentro dos dominio da roma papal (que na idade media incluia vastas regioes do continente europeu).
Resp:2

A construção de moinho era totalmente diferente da que hoje se pratica em termos pratics podemos considerar que a forma associada aos moinhos tal como os conhecimentos eram transmitidos principalmente de forma partica,no discurso de grandes obras:palacios,igreja e mosterios.eram utilizados o papel que era bem raro,o sistema metrico,tal,como hoje é usado não existia,o cimento era feito com outros materias.o moinho era utilizado para moer todos os tipos de alimentos o efeito economico entre o moinho e a catedral era parecidos,mas suas funções era totalmente diferente.a catedral era aonde calebrava as missas,e ja o moinho era onde moia os alimentos.

Resp:3
Todos esse florescimento ocorrido na europa entre o XIV seculos XI e XIII,contudo,sofreu serio abalo a partir do seculo XIV. uma conjução de fatores levou os europeus a enfrentar uma profunda crise economico e social que transformou o continente em palco de inumeras revoltas e lugar de desolação,medo ,fome,guerra e morte.um desses fatores foi a instabilidade economica decorrente da consquista de territorio do imperio bizantino pelos turco- atomanos a partir do seculo XIV .alem disso nesse periodo a sociedade europeia foi assolada por secas prolongadas que prejudicaram a agricultura e deixaram parte da população sem alimento.a fome foi tão grande que,segundo alguns relatos,muitas pessoas recorreram ao canibalismo no sacro imperio romano-germanico.em meados do seculo XIV a europa viveu uma das maiores catastrofes da historia: a peste negra.


Aluna: ALINE
Serie:1E

Unknown disse...

sratdgsftyd

Unknown disse...

fsrewtojio

Unknown disse...

repostaaasdsre

Unknown disse...

rebftsfe

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1-Aluno escreva um pequeno texto sobre a "inquisição" e a Intolerância religiosa.
R:

3_O que acaba com as tribos índigenas são as constantes invasões de suas terras em busca de madeiramento e extração de ouro ou diamante que ainda estão intacta em reservas índigenas. Essa invasão estão reduzindo cada vez mais o espaço onde seria usado para o plantio, coleta e caça. Com a falta de espaço cada vez mais índios estão saindo de suas tribos e indo para a cidade onde são explorados e discriminados. Hoje em dia espaços que estão reservados para os índios contem alguns tipo de exploração irregular como hidroelétrica.
cura de doenças. Hoje em dia a sabedoria dos indigenas auxilia na ciencia contemporania, mas infelizmente os cientistas tem abusado da bondade desses povos, pois estão roubando a riqueza dos indigenas perante as plantas e ervas sem lhe dar qualquer tipo de recompensa isso é crime e é chamado de "biopirataria" onde poderia estar denunciando esse tipo de exploração.
3_O que acaba com as tribos índigenas são as constantes invasões de suas terras em busca de madeiramento e extração de ouro ou diamante que ainda estão intacta em reservas índigenas. Essa invasão estão reduzindo cada vez mais o espaço onde seria usado para o plantio, coleta e caça. Com a falta de espaço cada vez mais índios estão saindo de suas tribos e indo para a cidade onde são explorados e discriminados. Hoje em dia espaços que estão reservados para os índios contem alguns tipo de exploração irregular como hidroelétrica.ez mais o espaço onde seria usado para o plantio, coleta e caça.


1-Aluno escreva um pequeno texto sobre a "inquisição" e a Intolerância religiosa.
R:




3_O que acaba com as tribos índigenas são as constantes invasões de suas terras em busca de madeiramento e extração de ouro ou diamante que ainda estão intacta em reservas índigenas. Essa invasão estão reduzindo cada vez mais o espaço onde seria usado para o plantio, coleta e caça. Com a falta de espaço cada vez mais índios estão saindo de suas tribos e indo para a cidade onde são explorados e discriminados. Hoje em dia espaços que estão reservados para os índios contem alguns tipo de exploração irregular como hidroelétrica.
cura de doenças. Hoje em dia a sabedoria dos indigenas auxilia na ciencia contemporania, mas infelizmente os cientistas tem abusado da bondade desses povos, pois estão roubando a riqueza dos indigenas perante as plantas e ervas sem lhe dar qualquer tipo de recompensa isso é crime e é chamado de "biopirataria" onde poderia estar denunciando esse tipo de exploração.
3_O que acaba com as tribos índigenas são as constantes invasões de suas terras em busca de madeiramento e extração de ouro ou diamante que ainda estão intacta em reservas índigenas. Essa invasão estão reduzindo cada vez mais o espaço onde seria usado para o plantio, coleta e caça. Com a falta de espaço cada vez mais índios estão saindo de suas tribos e indo para a cidade onde são explorados e discriminados. Hoje em dia espaços que estão reservados para os índios contem alguns tipo de exploração irregular como hidroelétrica.ez mais o espaço onde seria usado para o plantio, coleta e caça.

2-Pesquise e divulgue no blog: como a construção de um moinho e a de uma Catedral tinha efeitos econômicos parecidos na fase da construção, mas muito diferentes depois de concluídos.

R: JERUSALÉM - Em um laboratório lotado e pintado de cinza, frio como uma caverna, meia dúzia de especialistas embarcaram, nesta semana, em um ato histórico: fotografar digitalmente cada um dos milhares de fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto com o objetivo de tornar o arquivo completo - um dos documentos mais examinados do mundo. Equipados com poderosas câmeras que produzem imagens de grande resolução e lâmpadas que não emitem nem calor nem raios ultravioleta, os cientistas e técnicos estão desvendando setores antes ilegíveis, descobertas que podem ter um impacto significativo.
Os manuscritos de dois mil anos, encontrados na década de 1940 nas cavernas próximas ao Mar Morto em Jerusalém, contêm as cópias mais antigas já encontradas de todos os livros da Torá (exceto do Livro de Esther), assim como textos apócrifos e descrições de rituais dos judeus na época de Jesus Cristo. Os textos, a maior parte em peles mas alguns, em papiros, datam do terceiro século antes de Cristo ao primeiro século depois de Cristo.
Apenas uma pequena parte dos manuscritos existe em pedaços grandes, diversos deles em exibição permanente no Museus de Israel. A maior parte deles foi encontrada em 15 mil pedaços que totalizam 900 documentos, gerando diversas discussões sobre como ordenar as partes de maneira correta, assim como sobre a origem e significado do que está escrito neles.
A história contemporânea dos manuscritos também é tortuosa, porque eles estão entre as fontes mais importantes de informação sobre os judeus e o início da cristandade. Após sua descoberta inicial eles foram mantidos em um pequeno círculo de acadêmicos.






3-Pesquise e depois construa seu texto explicando a seguinte frase: A fome, a guerra e a peste eram fenômeno relacionadas entre si duramnte a crise do feudalismo, por que?

R:
Iluminura medieval onde servos oferecem peças de um animal ao senhor feudal.
O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhara caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano tinha favorecido um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu devido as constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.

O senhor feudal representaria a classe nobiliárquica detentora de terras. Divididos por diferentes títulos, um nobre poderia ser responsável desde a administração de um feudo, até pela cobrança de taxas ou a proteção militar de uma determinada propriedade. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior a dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades. Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado.


NOME:WELLINGTON PAULO DE ALMEIDA OLIVEIRA
SERIE:1B

iara disse...

Resp:1
A inquisição foi uma operação oficial conduzida pela igreja catolica a fim de apurar e punir pessoas por heresia é a inspiradora dos tribunais,do direito a defesa do reu e da averiguação dos fatos só funcionava para cristãos já a,intolerancia religiosa pode resultar em perseguisão religiosa e ambas tem sido comuns atraves da historia a maioria dos grupos religiosos ja passou por tal situação numa época ou noutra.

Resp:2
Quando eram construidos os moinhos as pessoas utilizavam o papel,que era muito raro naquela época logo depois que a construção estava concluida elas acabavam não sendo utilizados porque na época a tecnologia desenvolveu nas construções as obras de catedrais .palacios e igreja,essa desenvolveu-se principalmente na construções das catedrais,estando sobre o conhecimento tectonico sob os controle das corporações de oficios.

Resp:3
O florescimento da guerra ocorreu na europa,contudo sofreu serio abalo por, essa época a conjução de fatores levou a enfrentar uma profunda crise economica e social que os levou a desolação,medo,fome,guerra e morte por que em 1315 e 1316 a fome foi tão grande que, segundo alguns relatos muitas pessoas recorreram ao canibalismo ,é a peste foi uma doença conhecida modernamente,como peste bubonica,chegou em 1347 po meio de um navio genovês vindo do oriente e espalhou-se rapidamente pelo continente a enfermidade era transmitida pela pulga e ratos.

Aluna:BRUNA XAVIER DE AMORIM
Serie:1E

Unknown disse...

Aluna:Ana paula da silva nunes
série:1ºA

1)R:recentemente o papa joão paulo II voutou as fazer suas consideraçoes ao reconhecer os erros do passado em relação a violencia religiosa.
A intolerancia religiosa sempre leva a humanidade a grandes e terríveis conflitos, exterminios e mortes, no caso da inquisiçao brasileira perguntase-se os feiticeiros,bruxas,magos,prostitutas e outras que foram tambem queimadas na fogueira.
A aprensao tornou-se maior a partir de 1233, ano em que o papa gregorio IX criou o tribunal do santo ofício,tambem conhecido como inquisição para perseguir e punir os dissidentes considerados hereses.

2)R:Durante o periodo feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizado por servos ou camponeses com o pagamento de uma taxa.
A construçao de moinhos era radicalmente diferente da que hoje se pratica,o moinho onde eram moidas varios tipos de alimentos, alimentos esses que eram produzidos por camponeses e outros povos.
Os leprosos eram proibidos de frequentar os moinhos,devido ao medo de contagio tipo resto da populaçao.

3)R:A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais emvolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder.
Os bizantinos eram parceiros comerciais da europa ocidental e seu declinio fez com que a economia europeia se retraísse.A falta de mao-de-obra disponivel reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. com o aumento dos impostos, proporcionadas pelo desemvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais.

jessika mesquita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1- Resp. No fim do século XI, surgiu no território do sacro império romano - germânico uma seita Cristã cujos seguidores eram chamados de Cátaros de pobres de Cristo. Sua doutrina se baseava na existência de dois princípios universais, o Bem e o Mal. Os cátaros criticavam os dirigentes da Igreja e propunham que os cristões levassem uma vida simples, afastada da riqueza e do luxo em que viviam o papa e outros membros da hierarquia católica - doutrina conhecida como oscetismo.
Durante a Idade Média a relação entre a Igreja Católica e a Comunidade Judaica da Europa foi marcado pela Intolerância Religiosa.

2-resp.Quando eram construidos os moinhos as pessoas utilizavam o papel,que era muito raro naquela época logo depois que a construção estava concluida elas acabavam não sendo utilizados porque na época a tecnologia desenvolveu nas construções as obras de catedrais .palacios e igreja,essa desenvolveu-se principalmente na construções das catedrais,estando sobre o conhecimento tectonico sob os controle das corporações de oficios.

3-resp.No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.
As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;

- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;

- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
A peste atingiu indiscriminadamente campo e cidade, pobres e ricos homens e mulheres adultos e crianças, sendo explicada, pelos cronistas medievais, como sendo castigo de Deus.

aluno:rodrigo rodrigues domiciano
série:1°A

Dianie Perrot disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alinne disse...

1) a imquisição foi criada na idade média no século X111 era dividido pela igreja Católica Romana.Todos aqueles que era considerado uma ameaça a doutrina desta instituição,a todos os suspeitos era persequido e julgado, chegando a ser considerado. compriam as penas que seriam desde a peisão temporária, perfeita já até a morte na foqueira e era queimado em plena praça pública.

2)A arquitetura medieval estendia da arquitetura Bizantina, foi influencia pelo renascimento das cidades e consequencia ruralizada da Europa e criações do feudo.A sucessão da Igreja católica medindo que o papa passava a ser inquieto detinha a capital necessária para o desenvolvimento sobre o controle dos corporações de oficio .

3)a peste do inverno do século X1V,teve uma profunda crise, anunciou o final da época medival, fome, peste, guerras.O renascimento comercial expulsou nada principalmente pelas cruzadas.

ANA PAULA SOUZA DIAS
1°A

Unknown disse...

ALUNA= ANNE CRISTIANE SERIÉ=1A

1°Resp. INQUISIÇAÕ= a inquisiçaõ ela era composta por tribunais que jugavam todos aqueles considerados uma ameaça as doutrinas ( conjunto de lei dessa instituiçaõ todos os suspeitos era perseguidos e julgados e aqueles que eram condenados cumpria as penas que podiam variar desde prisão temporária ou morte na fogueira onde os condenados eram queimados vivos

2°Resp.
Quanto catedral construção a igreja alegava que os judeus não só negavam a divindade de jesus cristo, mas também avia sido responsável por sua crucificação. Além disso como muitos judeus eram comerciantes e banqueiros os santos. Se os condenava pela pratica de usura empréstimos de dinheiro com cobranças e juros proibido pela doutrina da igreja católica.

3°Resp. Fenômeno antigo a, intolerância religiosa tem ao longo dos tempos sob diversas motivações. Nesta gravura no século XVI um grupo de jovens apedreja judeus durante a quaresma em rua da cidade medieval na Europa. Por não considerarem jesus filho de Deus, os judeus foram acusados de compartilhar sua morte sendo perseguidos por cristãos durante muito tempo.

Unknown disse...

Nome:johnny Serie:1ano
1)Na verdade a inquisição foi feita para combater a herisias que era indolatria a outros deuses.
atuou em diversas pates da europa,espeçialmente na espanha ,os juizes
do tribunal do santo oficio comentaram diversos abusos terriveis,usando muitas vezes de violençia para forçar o acusado
a declarar-se como traidor .
aquelas que teimava em continuar defendendo
suas ideias eram entregues a justiça dos reis e geralmente era condenados a morrer na fogueira.

2)todas as duas obras tinham valor na economia muito alto tamben contudo depois da construçao produsian grades enpaquetos economico que a catedral onde
onde tinham fies que continuavam contribuindo para o fortalecimento a economia .

3)todas elas provocavam grande impacto a economia da causa dao enfraquesimento a economia trasia a fome que assim a disputa ¨as guerras¨e por alguma invasao
a peste. devida a conguista de territorios do imperio bizantino pelos turcos apartir do seculo XIV. por volta do seculo XIV.

alinne disse...

1)R:A opressão da igreja tornou-se maior a partir de 1233,ano em que o papa gregorio IX criou o tribunal do santo oficio,tambem conhecido como inquisição,para perseguir e punir os durante sua existencia,a inquisição espalhou o terror pela europa ,pois qualquer pessoa podia ser acusada de heresia e condenada a morte na fogueira.
A intolerancia religiosa não admitia a diversidade religiosa,porque não aceitava as religião dos outros um exemplo de religião na antiguidade,é a perseguição dos primeiros cristão e judeus.

2)R:Na construção de moinhos eram utilizados o papel que era bem raro, o sistema métrico, tal como hoje é usado, não existia, o cimento, era feito com outros materiais os sistemas construtivos eram outros e os materiais também.
A construção de moinhos era radicalmente diferente da que hoje se pratica. Em termos práticos podemos considerar que a forma associada aos moinhos tal como os conhecimentos eram transmitidos pricinpalmente de forma prática, no discurso de grandes obras por exemplo: palácios, igrejas e mosteiros. Porém praticamente não as utilizavam, em parte algums porque possuiram escravos suficiente para não preocuparem com máquinas poupadoras de mão - de - obra porque na maioria dos territórios não abundavam correntes rápidas.

3)R:A Guerra no tempo do Feudalismo era uma das principas formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder.
O aumento da população no século XI e XIII impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época. A população empobreceu e causou a fome entre a população.
A peste foi uma epidemia que atingiu a Europa e outras regiões do mundo durante o século XIV matando um terço da população.

aluno:Endriw helliton
série:1°A

Unknown disse...

Nome: Jéssica ferreira
Série 1:A

1R:A Inquisição nasceu na idade média no século 18 era dirigida pela igreja católica Romana, ela era composta por tribunas que subjugaram aqueles que era considerados uma grande ameaça às doutrinas praticamente um conjunto de lesis daquela instituição.
Ali todos suspeitos eram perseguidos e julgados e aqueles eram condenados a cumprir várias penas desde a prisão temporária ou pepétua e até a morte na fogueira, aonde os mesmos eram queimados vivos e em praça publica.

2R: A arquitetura medieval, arquitetura bizantina foi principalmente influênciada pelo recrudescimento das cidades.
As medida que o poder secular submetia se ao poder papal, passava a ser necessária ao desenvolvimento
Durante o período Feudal os moinhos pertenciam os senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses, além disso os moinhos eram mantidos como lugares de encontros principalmente encontros de prostituição.

3R: A guerrra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder.Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder.
A mão-de-obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observadas nas relações entre senhores e servos, depois com o aumento de imposto, proporcionando pelo desenvolvimento comercial, os mesmos passaram a controlar exécitos profissinoais.
Agora os bizantinos eram parceiros comercias da Europa Ocidental e seu declinio fez com que a economia européia se tornasse a falta de mão-de-obra .

iara disse...

Resp:1

O tribunal da inquisição foi muito poderosa na europa nos seculos XIII e IV no decorre do seculo XV porem perdeu sua força entretanto esse tribunal foi reativada para julgar e perseguir individuos acusados de praticar ou difundir as novas doutrina protestante.
A intolerancia religiosa não admitia a diversidade religiosa ou seja a igreja catolica não permitia diferentes,crenças religiosas.a intolerancia religiosa resultava em perseguição por isso nimguem questionava o que a igreja dizia.

Resp:2
A construção de moinhos era bastante raro naquela época.depois de concluirem as construções de moinho elas acabavam não sendo utlizado por que a tecnologia da época desenvolveu nas construções de catedrais, palacios e outro. Tecnologia do periodo desevolveu-se principalmente nas construções das catedrais a economico entre o moinho e a catedral era parecidos,mas suas funções era totalmente diferente.a catedral era aonde calebrava as missas,e ja o moinho era onde moia os alimentos

Resp:3

Entre o seculo XI e XIII o florescimento ocorrido na europa ,sofreu serio abalo nessa época uma conjução de fatores levou os europeus a enfrentar uma profunda crise economica e social que transformou o continente em palco de inumeras revoltas e lugar de desolação,medo,fome,guerra e morte.a sociedade europeia foi assolada por secas prologandas que prejudicaram a agricultura e deixaram parte dea população sem alimento. A fome foi tão grande que segundo alguns relatos,muitas pessoas recorreram ao canibalismo no sacro imperio romano-germanico.e no seculo XIV. A europa sofreu a maior catastrofes: a peste negra conhecida como peste bubanica vinda atraves de navio,assim espallhou-se rapidamente pelo continente.

Aluna : BEATRIZ PINHO
Serie: 1E

iara disse...

Resp:1
A opresão da igreja tornou-se maior a partir de 1233,ano em que o papa gregorio IX criou o tribunal do santo oficio conhecido tambem como inquisição durante sua existencia a inquisição espalhou o terror pela europa.
A intolerancia religiosa não admitia a diversidade religiosa porque naõ aceitava a religião dos outros exemplo de religiosa na antiguidade e a perseguisão do primeiro cristão.

Resp:2
As construções de moinho era utilizado o papel,era bastante utilizado naquela época,as construções de moinho elas acabavam não sendo utilizado porque a tecnologia da época desenvolveu nas construções,a tecnologia naquele periodo desenvolveu-se principalmente nas construções das catedrais

Resp:3
Conjunção de fatores levou a europa enfrentar uma grande crise economica e social,inumeras revoltas,medos,fome, guerra e morte.alem disso,nesse periodo a sociedade europeia foi assolada,por secas prolongadas que afetaria muito a agricultura,por volta do seculo XIV a europa viveu uma das maiores catástrofes de sua historia: peste negra ,conhecida como peste bubonica.

Aluna:CAMILA CUNHA
Serie:1E

Unknown disse...

hwetddgyuasd hagda d asdasdansydas dashdamsydas dasdaksda sdhasdtasjdavsndas aluno



aluno:rodrigo perera

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1:No contexto europeu,conforme alguns intendimentos filósoficos actuais , a inquisição foi uma operação oficial conduzida pela igreja catolica a fim de apurar e punir pessoas por heresias .
Heresia é a doutrina ou linha de pensamento contraria ou diferente de um credo ou sistema religioso que presuponha um sistema doutrinal organizado , ortodoxo.A intolêrancia e um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros.

2:As contruções de moinhos era utilizada o papel , na qual era bastante raro naquela época. Depois de concluírem as construções de moinhos , elas acabavam não sendo utilizadas , porque a tecnologia da época desenvolveu nas construções as obras de catedrais , igrejas, palacios,e outros.
A arquitetura medieval , da arquitetura bizantina à arquitetura gótica, foi principalmente influenciadas pelo recrudescimento das cidades (e consequente a ruralização da Europafeudos),e a ascenção da Igreja Católica.
A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais , estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de oficio.


3:As crises de fome,peste e guerra demostravam a fragilidade de organizaçãopolítica desentralizada,incapaz de superar o caos econô que se instalou no ocidente.
Ao mesmo tempo,as transformações econômicos determinaram uma modificação socila.
As guerras contínuas empobreceram os senhores feudais, que tinham gastos excessivos com material bélico e com o pagamento de resgates para reaver prisioneiros.Por outro lado,o modo de produção desordenada ea morte maciça de camponeses diminuíram as rendas provinientes da exploração das terras , agravando a situação da nobreza. Os nobres se viam obrigados a contrair enpréstimos, a vender as propriedades aos burgueses enriquecidos, ou ainda a cobrar taxas adicionais dos camponeses sobreviventes, elevando o valor das obrigaações feudais e intensificando os laços servis.

nome:Fabio De Melo Ramalho
turma:1º ano E

Unknown disse...

1:res-

A INQUIZIÇÃO FOI CRIADA NA IDADE MÉDIA(SÉCULO XIII)E ERA DIRIGIDA PELA IGREJA CATOLICA ROMANA.
ELA ERA COMPOSTA POR TRIBUNAIS QUE JULGAVAM TODOS AQUELES CONSIDERADOS UMA AMEAÇA DA DOUTRINAS DESTA INSTITUIÇÃO.
INTOLERÂCIA RELIGIOSA É UM TERMO QUE DESCREVE A ATITUDE MENTAL CARACTERIZADA PELA FALTA DE HABILIDADE OU VONTADE EM RECONHECER E RESPEITA AS DIFERENCIAS OU CRENÇAS RELIGIOSAS DE TERCEIROS.
INQUIZIÇÃO:PODER DA POLITICA EM NOME DE DEUS A INQUIZIÇÃO GANHOU MAIS PODER NA ÉPOCA DA REFORAMA OU CONTRA-REFORMA TRATA-SE DE ASSUNTO DE FÉ A INQUIZIÇÃO É CONFUNDIDA COM TRIBUNAL DO SANTO OFICIO.
A IINTOLERANCIA RELIGIOSA NA IDADE MÉDIA ERA MUITO GRANDE,A IGREJA NESSA ÉPOCA MANDAVA EM TUDO E TODOS.COMO A INTOLERANCIA DA IGREJA ERA GRANDE,ISSO FAZIA COM QUE ACONTECE PERSEQUIÇOES AOS CATOLICAS QUE DEFLAMACEM A MORAL EA FÉ DA IGREJA EA OS QUE NELA CONGREGACEM..

2:RES-

R- AS CONSTRUÇÕES DE MOINHOS ERA ULTILIZADO O PAPEL, NA QUAL ERA BASTANTE RARONQUELA ÉPOCA.DEPOIS DE CONCLUIREM AS CONSTRUÇÕES DE MOINHOS,ELAS ACABAVAM NÃO SENDO UTLIZADAS.POR QUE A TECNOLOGIA DA ÉPOCA DESENVOLVEU NAS CONSTRUÇÕES AS OBRAS DE CATEDRAIS ,IGREJAS,PALACIOS E OUTROS.
ALÉM DISSO,OS MOINHOS ERAM TIDOS COMO LUGARES DE ENCONTROS E DE PROSTITUIÇÃO.CONHECIDOS COMO "TAVERNA BANAL".OS LEPROSOS ERAM PROIBIDOS DE FRENQUENTAR OS MOINHOS,DEVIDO AO MEDO DE CONTAGIO TIDO PELO RESTO DA POPULAÇÃO.

3:RES

R-A PARTI DO INICIO DO SECULO XIV UMA PROFUNDA CRIZE ANUNCIOU O FINAL DA ÉPOCA MEDIELVAL.FOME,PESTE,QUERRAS EREBELIÕES DE SERVOS ATINGIRAM A ESSÊNCIA DO SISTEMA FEUDAL.
CIDADES TIVERAM SUA POPULAÇAO DIZIMADA,COMO TOULOUSE NA FRANÇA,QUE DE 3 0000 HABITANTES EM 1348,CONTAVA COM APENAS 24000 EM 1385;FLORENÇA,DE 110 000 ANTES DA PESTE,FICOU REDUZIDA A 50000.
A PESTE ATINGIU INDISCRIMINADAMENTE CAMPO E CIDADES,POBRES E RICOS HOMENS E MULHERES ADULTOS E CRIANÇAS ,SENDO EXPLICANDA,PELOS CRONISTA MEDIEVAIS,COMO SENDO CASTIGO DE DEUS....

ALUNO:RENAN JUNIOR DA SILVA DOURADO
PROF:MARIZETE
SERIE:1;A MATUTINO

Dianie Perrot disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dianie Perrot disse...

R=1)A inquisição foi criada na idade média no século XIII e era dirigida pela igreja católica romana.Ela eracomposta por tribunais julgavam todos aqueles que consirados uma ameaça as doutrinas desta instituição.A intolerancia é um termo em que se descreve a etitude mental e também era muito grande na idade média,outro ponto que colabora muito com a intolerância é o fato do homem, muitas vezes, analisar uma religião alheia, talvez até de uma cultura totalmente diversa da sua, através dos olhos de sua própria religião.

R=2)Os moinhos pertenciam aos senhores,e só podiam ser ultilizados por camponeses ,no entanto passavam a ser a igreja que tinha a capital das obres arquitetónicas,após sua descoberta inicial eles foram mantidos em um pequeno círculo de acadêmicos.


3)R=Com a redefinição do trabalho surge a redefinição das funções. O torneiro mecânico de hoje não é mais como o do passado, perito na prática dos cálculos cujo lápis, papel e paquímetro eram imprescindíveis auxiliares.Assim são algumas das transformações no mundo do trabalho com a criação de novos profissionais e as redefinições de funções; extinção de umas e criação de outras.Outras tantas situações ilustrariam esta nova função, como por exemplo, a responsabilidade do docente em trancar e destrancar com as suas próprias chaves as “celas” de aula em períodos de intervalo a fim de evitar o furto do precioso e vilipendiado material escolar. Antes fosse assim, pois não teria sofrido tamanha humilhação.

ALUNA:Dianie perrot
SÉRIE:1;A
PROF;Marizete

jessika mesquita disse...

1- A Inquisição era dirigida pela Igreja Católica ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. a inquisição ganhou mais poder na época da reforma ou contra Reforma Trata-se de assunto de fé a inquisição é confundida com tribunal do Santo Oficio . Portanto, trata-se de uma inquisição, em assuntos de fé, evitando a condenação de alguém sem investigação prévia.

A intolerancia religiosa_ Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros
. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.



2- Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”. Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.

À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.





3 A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:
. A crise que então se abateu sobre a Europa pode ser explicada a partir de um conjunto de fatores cujo resultado, em longo prazo, foi a superação do feudalismo.

- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.


jessika mesquita...
1°A

RADIO HABBUADA disse...

Thais Dayane

1º B



1_ A Inquisição foi criada na Idade Média século XIII e era comandada pela Igreja Católica . Inquisição foi uma lei oficial criado pela igreja. A lei da inquisição só servia a religião cristã , “ em assuntos moral ou de fé .
No contexto europeu , conforme alguns entendimentos filosóficos , a Inquisição foi uma operação oficial conduzida pela Igreja , que punia as pessoas por heresia.



2_ Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos (senhores).
O moinho naquela época era muito rara pois não existiam muitos .
Catedral era aonde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.
A fabricação de moinho servia para trituração de alimentos e utensílios etc.



3_ Entre o século XI e XIII a população européia mais que dobrou. Com isso o aumento da população impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais , os europeus sempre pensando em seus crescimento .
A partir do século XIV , uma conjunção de fatores levou os europeus a enfrentar uma profunda crise econômica e social que transformou o continente em palco de inúmeras revoltas e lugar de despreza,medo ,fome,guerra e morte.

Unknown disse...

Muitos cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem idéias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo). A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno que foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.

As mulheres também sofreram nesta época e foram alvos constantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.Muitos cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem idéias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo). A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno que foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.

As mulheres também sofreram nesta época e foram alvos constantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.Muitos cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem idéias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo). A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno que foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.

As mulheres também sofreram nesta época e foram alvos constantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.

Unknown disse...

Shellen

1- No contexto histórico europeu, a inquisição foi uma operação oficial conduzida pela igreja católica com o fim de punir e perseguir pessoas por heresia, ou seja, a doutrina de pensamento de uma pessoa que ia contra ao credo ensinado pela igreja católica. Funcionava apenas para os católicos e apenas em assuntos de fé e de moral.E qualquer pessoa que confrontasse a decisão de um inquisitor era considerado herege também.Eram punidos atrav´´es do fogo ardente da fogueira.

2-No começo os dois tinham efeitos econõmicos muito parecidos, a igreja detinha o poder e o capital.E os moinhos no principio eram usados como local de trabalho dos camponeses, mas como os camponeses para utilizarem o moinho tinha que pagar uma taxa com o tempo eles foram abandonados,causando assim nesses lugares local de prostituição. E por esse motivo a igreja proibiu que os fiéis frequentassem os mionhos.Esse foi o grande motivo deles serem totalmente diferentes no final da construção.

Unknown disse...

Aluna-Bruna Nayara
01)A historia europeia diz que a inquisicao foi uma operacao oficial.Ela funcionava apenas para os catolicos e se tratava de assuntos de fe.Quem nao aceitasse as decisoes de um inquisitor ficava sendo considerado como um herege.
02)Devido aos efeitos parecidos,no comeco,a igreja tinha o poder e o capital.Os camponeses usavam os moinhos para local de trabalho,como o lugar custava uma quantia em dinheiro para ser usado,come;ou a ser abandonado.A igreja comecou a proibir os fieis de ir ate esse lugar,por ele ter virado um local de prostituicao.
03)O modelo autosuficiente dos feudos modificou-se devido ao crescimento demografico.Causou-se entao muita fome e miseria principalmente aos pobres,devido ao aumento populacional da sociedade europeia.

Unknown disse...

continuação...

3- Pois na época da crise do feudalismo, com o crescimento demográfico elevadso, modificou-se o modelo autosuficientes dos feudos. E a população européia dobrou de quantidade. Com o aumento populacional europeu eles não conseguiram suprir a demanda de alimento necessários para a alimentação de todos causando assim muita fome e miséria, principalmente entre os mais pobres.

Profª Marizete disse...

jhonis 1º d
resposta 1 A inquisição foi criada no século XII, com o objetivo de combater as heresias, especialmente as dos albigenses também as pessoas de fé, duvidosa e as que praticavama magia.
A inquisição foi criada na idade media, e era dirigida pela igreja católica Romana.
todos os suspeito eram perseguidos e julgados, e aquele que eram condenados, cumpriam as penas que podia variar.
A intolerancia religiosa é um termo que descreve a atitude mental caraquiterizado pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer as crenças.

respota 2
os moinhos foram primeira mente na idade média para os senhores feldais com o objetivo de servir a igreja.
mas depois de construidos, só podiam frequenta-los servos. Os moinhos eram conhecidos como um centro de prostituição, muitos tinham medo de frequentalos por medo decontaminação por alguma doença.

resposta 3
Nessa época por causa de varias doenças foi uma época de muita dor e sofrimento.
A peste,não escolhia sua vitima, eram Reis, Príncipes, Senhores Feudais, Servos e padres.
Apos adquirirem a doença, as pessoas começavam a apresentar varios sintomas.
Os poucos que tentavam desenvolver remedios, eram perseguidos e condenados a morte, acusados de bruxaria.

Unknown disse...

jessé do nascimento de almeida !!1)A inquisição eram tribunais da igreja organizados para julgar as pessoas que discordavam dos insinamentos da igreja católica. na epóca da contra-reforma, a inquisição punia os casos de heresia (que incluíam os protestantes) feitiçaria e opostasia . perseguiam também os judeus. os castigos eram sevenos e muitas vezes a condenação consistia na morte pela fogueira. um dos perseguidos pela inquisição foi galileu galilei, por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol.

2)no começo os dois tinham efeitos econômicos muito parecidos, a igreja de tinha o poder e o capital.
e os moinhos no principios eram usados como local de trabalho para os camponeses, mas como eles tinham que pagar para usá-los acabou por começaram a ser abandonados. causando, assim que esses lugares começassem a se transformarrem em lugares de prostituição. fazendo com que a igreja proibise os fieis de irem lá.

3)Paralelamente à fome e à peste, a sociedade feudal do século XIV conheceu um grande número de guerras e revoltas. A mais importante delas foi a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.
Pro fim, um fator fundamental para a quebra das estruturas do sistema feudal foi a longa série de rebeliões dos servos contra os senhores feudais. Ainda que momentaneamente derrotados, os levantes dos servos foram tornando inviável a manutenção das relações de servidão. A partir do século XIV, com mais rapidez em algumas regiões e menor em outras, as obrigações feudais foram se extinguindo.

Unknown disse...

fernanda de lima neres.
01)A inquisição eram tribunais da igreja organizados para julgar as pessoas que discordavam dos ensinamentos da igreja católica. NA época da contra-reforma,a inquição punia os casos de heresia(que incluíam os protestantes),feitiçaria e apostasia.Perseguia também os judeus.OS castigos eram severos e muitas vezes a condenação consistia na morte pela fogueira.UM dos perseguidor pela inquisição foi GALILEU GALILEI,por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol. 02)No começo os dois tinham efeitos econômico muito parecidos,a igreja de tinha o poder e o capital.E os moinhos no princípio eram usados como local de trabalho para os camponeses,mas como eles tinham que pagar para usá-los,acabou por começarem a ser abandonados.Causando,assim,que esses lugares começassem a se transformarem em lugares de prostituição.Fazendo com que a igreja proibisse os fieís de irem lá.
03)A fome, a guerra e a peste

A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos. fernanda de lima neres.1:d.

Unknown disse...

fernanda de lima neres.
01)A inquisição eram tribunais da igreja organizados para julgar as pessoas que discordavam dos ensinamentos da igreja católica. NA época da contra-reforma,a inquição punia os casos de heresia(que incluíam os protestantes),feitiçaria e apostasia.Perseguia também os judeus.OS castigos eram severos e muitas vezes a condenação consistia na morte pela fogueira.UM dos perseguidor pela inquisição foi GALILEU GALILEI,por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol. 02)No começo os dois tinham efeitos econômico muito parecidos,a igreja de tinha o poder e o capital.E os moinhos no princípio eram usados como local de trabalho para os camponeses,mas como eles tinham que pagar para usá-los,acabou por começarem a ser abandonados.Causando,assim,que esses lugares começassem a se transformarem em lugares de prostituição.Fazendo com que a igreja proibisse os fieís de irem lá.
03)A fome, a guerra e a peste

A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos. fernanda de lima neres.1:d.

Unknown disse...

fernanda de lima neres.
01)A inquisição eram tribunais da igreja organizados para julgar as pessoas que discordavam dos ensinamentos da igreja católica. NA época da contra-reforma,a inquição punia os casos de heresia(que incluíam os protestantes),feitiçaria e apostasia.Perseguia também os judeus.OS castigos eram severos e muitas vezes a condenação consistia na morte pela fogueira.UM dos perseguidor pela inquisição foi GALILEU GALILEI,por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol. 02)No começo os dois tinham efeitos econômico muito parecidos,a igreja de tinha o poder e o capital.E os moinhos no princípio eram usados como local de trabalho para os camponeses,mas como eles tinham que pagar para usá-los,acabou por começarem a ser abandonados.Causando,assim,que esses lugares começassem a se transformarem em lugares de prostituição.Fazendo com que a igreja proibisse os fieís de irem lá.
03)A fome, a guerra e a peste

A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos. fernanda de lima neres.1:d.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1R:giorgino bruno queimou na foquiera por dentro outras coisas acreditar que a terra gira em torno do solo que o inferno não existe por pregar a intolerancia da religiosa entre os homens a politica laica sem intervenção da religião que passa a ser coisa puvada a universalização do ensino sem dogmas e sem monopolio da "sebar" pelas ercidiots isto não foi ontem mais ha mais de 400 anos, e comumente venerado pela esquerda e sua tradiçao de pensamente tolerante e anti-abscurantista nos faz colocar-lo ao lado de uma tradiçaõ iluminista que era desaquar por fim com a dialetica materialista em marx.
2R:
3R:porque no seculo XIV na europa ocidental a população vivia dentro de derterminadas caracteristicas que vinham sendo constuidas desde e seculoIII e as quais denominanos feudalismo as relações de produção se baseavam no trabalho servil prestado fundamentalismo nas terras dos senhores feudais os nobrese os elementos da hierarquia da igreja catolica


aluno:DANILLO ARCANJO GONÇALVES
série:1°B

Unknown disse...

>>>>>>>>>>rafael willian<<<<<<<
>>>>>>>1° C<<<<<<<<<<<







1;Resp;A inquisição eram tribunais da igreja organizados para julgar as pessoas que discordavam dos insinamentos da igreja católica. na epóca da contra-reforma, a inquisição punia os casos de heresia (que incluíam os protestantes) feitiçaria e opostasia . perseguiam também os judeus. os castigos eram sevenos e muitas vezes a condenação consistia na morte pela fogueira. um dos perseguidos pela inquisição foi galileu galilei, por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol.






2°Resp; Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos (senhores).
O moinho naquela época era muito rara pois não existiam muitos .
Catedral era aonde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.
A fabricação de moinho servia para trituração de alimentos e utensílios etc.

CATEDRAL DE SPEYER
Fundada por Conrado II em 1030 e remodelada ao término do século XI, a Catedral de Speyer, uma basílica com quatro torres e duas cúpulas, é um dos principais monumentos românicos do Sacro Império Romano. Suas estrutura arquitetônica apresenta um equilíbrio perfeito entre as influências orientais e ocidentais.





3°Resp; As crises de fome,peste e guerra demostravam a fragilidade de organizaçãopolítica desentralizada,incapaz de superar o caos econô que se instalou no ocidente.
Ao mesmo tempo,as transformações econômicos determinaram uma modificação socila.
As guerras contínuas empobreceram os senhores feudais, que tinham gastos excessivos com material bélico e com o pagamento de resgates para reaver prisioneiros.Por outro lado,o modo de produção desordenada ea morte maciça de camponeses diminuíram as rendas provinientes da exploração das terras , agravando a situação da nobreza. Os nobres se viam obrigados a contrair enpréstimos, a vender as propriedades aos burgueses enriquecidos, ou ainda a cobrar taxas adicionais dos camponeses sobreviventes, elevando o valor das obrigaações feudais e intensificando os laços servis.

Unknown disse...

1)Emyli Paty 1°B - inquisição eram tribunais da igreja organizados para julgar as pessoas que discordavam dos ensinamentos da igreja católica. na epóca da contra-reforma, a inquisição punia os casos de heresia (que incluíam os protestantes) feitiçaria e opostasia . perseguiam também os judeus. os castigos eram sevenos e muitas vezes a condenação consistia na morte
pela fogueira. um dos perseguidos pela inquisição foi galileu galilei, por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol

2)Emyli Paty 1°B - As duas contruções tinham efeitos econômicos muito parecidos, a igreja de tinha o poder e o capital.
Os moinhos no principio eram usados como local de trabalho para os camponeses, mas como eles tinham que pagar para usá-los acabou por começaram a ser abandonados. causando, assim que lugares começassem a se tranformar em lugares de prostituição.fazendo com que a igreja proibisse os fieis de irem lá.

3)Emyli Paty 1°B - Afome e à peste, a sociedade feudal do século XIV conheceu um grande número de guerras e revoltas. A mais importante delas foi a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.
Pro fim, um fator fundamental para a quebra das estruturas do sistema feudal foi a longa série de rebeliões dos servos contra os senhores feudais. Ainda que momentaneamente derrotados, os levantes dos servos foram tornando inviável a manutenção das relações de servidão.

Unknown disse...

1R:a inquisição ganhou mais relevo na época da reforma ou contra-reforma com as crescentes suspeitas populares. a inquisição é confudida como o tribunal do santo oficio.
intolerãncia religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de atitude ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosa de terceiros.

2R: um moinho de vento, em sentido restrito, é um moinho que usa as élices como elemento de captação e conversão da energia apropriada para movimentar outros mecanismo.
a igreja alegava que os judeus não só negavam a divindade de jesus cristo, mas que também eram responsáveis pela sua crucificação.

3R:a partir do inicio do sec.XIV um propfunda crise anunciou o final da época medieval fome,peste, rebeliões e guerra de servos atingiram a essencia do sistema feudal. Ao final do séc.XV as monarquias nacionais estavam consolidadas a nobreza.

Mariele soares 1B =)

Blog do Jepherson disse...

BRYSA A inquisiçao foi criada na idade media era dirigida pela igreja catoóica. Ela era composta por tribunais .
Muitos cientistas foram censurados porque denfendiam as idéias da doutrina crista.
A intolerância religiosa e um termo que descreve a atitude metal caracterizada pela falta de habilidade.

2 A contrução dos moinhos era feita pela a administração do pais .

3 A peste negra doença contagiosa derivado da falta de saneamento.
Ama profunda crise anunciou o final da epoca medieval fome, pestes.etc..

Unknown disse...

ivalney 1 ano c
1)r: Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados,as pessoas que discordavam dos insinamentos da igreja católica.inquisição ganhou mais relevo na época da reforma ou contra-reforma com o cresimento mais suspeitas populares. um dos perseguidos pela inquisição foi galileu galilei, por ter contrariado a igreja ao afirmar que a terra girava em torno do sol.

2)r:a igreja que tinha o poder e o capital.E os moinhos no princípio eram usados como local de trabalho para os camponeses,mas como eles tinham que pagar para usálos,acabou por começarem a ser abandonados.fazendo com que a igreja proibise os fieis de irem lá.

3)r:Pro fim, um fator fundamental para a quebra das estruturas do sistema feudal foi a longa série de rebeliões dos servos contra os senhores feudais. Ainda que momentaneamente derrotados, os levantes dos servos foram tornando inviável a manutenção das relações de servidão. A partir do século XIV, com mais rapidez em algumas regiões e menor em outras, as obrigações feudais foram se extinguindo.Nessa época por causa de varias doenças foi uma época de muita dor e sofrimento.
A peste,não escolhia sua vitima, eram Reis, Príncipes, Senhores Feudais, Servos e padres.
Apos adquirirem a doença, as pessoas começavam a apresentar varios sintomas.
Os poucos que tentavam desenvolver remedios, eram perseguidos e condenados a morte, acusados de bruxaria.

Unknown disse...

sergiane 1c
3-a partir do seculo sete ocorreu várias transformações na europa que contribuiu para a crise do feudalismo
-o aumento da circulação das moedas ,e principalmente nas cidades .este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias ,características principais do feudalismo -
-desenvolvimento dos centros urbanos provocando o exodo rural (saida das pessoas do campo para a cidades ),e muitos servos passaram a comprar sua liberdade
-as cruzadas proporcionaram a volta do contato da europa com o oriente ,que acabou quebrando o isolamento do sistema feudal.
2-a arquitetura medieval da arquitetura bizantina a arquitetura gótica foi influenciada pelo recrudescimento das cidades ,e a ascenção da igreja católica.
a tecnologia do periodo desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectõnico sob o controle das corporações de oficios .

Unknown disse...

resposta1: Inquisição: é um termo que deriva do acto judicial de inquirir, o que se traduz e significa perguntar, averiguar, pesquisar, interrogar etc.
No contexto histórico europeu, conforme alguns entendimentos filosóficos actuais, a Inquisição foi uma operação oficial conduzida pela igreja católica a fim de apurar e punir pessoas por heresia. É a inspiradora dos tribunais, do direito à defesa do réu e da averiguação dos factos. Só funcionava para cristãos (católicos) e apenas em assuntos de fé e de moral.
Intolerância religiosa: é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosa de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela religiosa contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.



resposta2:A construção de moinho era totalmente diferente da que hoje se pratica em termos pratics podemos considerar que a forma associada aos moinhos tal como os conhecimentos eram transmitidos principalmente de forma partica,no discurso de grandes obras:palacios,igreja e mosterios.eram utilizados o papel que era bem raro,o sistema metrico,tal,como hoje é usado não existia,o cimento era feito com outros materias.o moinho era utilizado para moer todos os tipos de alimentos o efeito economico entre o moinho e a catedral era parecidos,mas suas funções era totalmente diferente.a catedral era aonde calebrava as missas,e ja o moinho era onde moia os alimentos.


resposta3:As crises de fome,peste e guerra demostravam a fragilidade de organizaçãopolítica desentralizada,incapaz de superar o caos econô que se instalou no ocidente.
Ao mesmo tempo,as transformações econômicos determinaram uma modificação socila.
As guerras contínuas empobreceram os senhores feudais, que tinham gastos excessivos com material bélico e com o pagamento de resgates para reaver prisioneiros.Por outro lado,o modo de produção desordenada ea morte maciça de camponeses diminuíram as rendas provinientes da exploração das terras , agravando a situação da nobreza. Os nobres se viam obrigados a contrair enpréstimos, a vender as propriedades aos burgueses enriquecidos, ou ainda a cobrar taxas adicionais dos camponeses sobreviventes, elevando o valor das obrigaações feudais e intensificando os laços servis.

aluna:Treyce stefany
série:1ºB

Unknown disse...

1º Resp. Inquisição­: A Inquisição era dirigida pela Igreja Católica ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. A inquisição ganhou mais poder na época da Reforma e Contra-Reforma onde trata-se de assunto
Intolerância religiosa: A intolerancia religiosa não admitia a diversidade religiosa porque naõ aceitava a religião dos outros exemplo de religiosa na antiguidade e a perseguisão do primeiro cristão. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história.


2° Resp: As construções de moinho era bastante utilizado naquela época.Durante o período Feudal os moinhos pertenciam os senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses, além disso os moinhos eram mantidos como lugares de encontros principalmente encontros de prostituição. além disso os moinhos eram mantidos como lugares de encontros principalmente encontros de prostituição.


3° Resp:Os fatores que desencadearam a grande crise do século XIV foram vários, dentre os quais devemos destacar aqueles que, na opinião de muitos historiadores, compõem a chamada "triologia" da crise feudal: a fome, a peste e as guerras.A falta de mão-de-obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Um desses fatores foi a instabilidade econômica decorrente da conquista de territórios do império bizantino pelos turcos - otomanos.os bizantinos eram parceiros comerciais da Europa ocidental e seu declínio fez com que a economia européia se retraísse



Aluna:Danielle Caroline
série:1ºA

Unknown disse...

res:01-INQUISIÇÂO= A inquisição foi criada na Idade Média,a Igreja Católica Romana quem dirigia.Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

res:02-Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos (senhores).
O moinho naquela época era muito rara pois não existiam muitos .
Catedral era aonde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.
A fabricação de moinho servia para trituração de alimentos e utensílios etc.

CATEDRAL DE SPEYER
Fundada por Conrado II em 1030 e remodelada ao término do século XI, a Catedral de Speyer, uma basílica com quatro torres e duas cúpulas, é um dos principais monumentos românicos do Sacro Império Romano. Suas estrutura arquitetônica apresenta um equilíbrio perfeito entre as influências orientais e ocidentais.

res:03= A fome e à peste, a sociedade feudal do século XIV conheceu um grande número de guerras e revoltas. A mais importante delas foi a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.As guerras contínuas empobreceram os senhores feudais, que tinham gastos excessivos com material bélico e com o pagamento de resgates para reaver prisioneiros.Por outro lado,o modo de produção desordenada ea morte maciça de camponeses diminuíram as rendas provinientes da exploração das terras , agravando a situação da nobreza.

Cariisa- 1:ano b

Unknown disse...

1)As origens da Inquisição remontam a 1183, no averiguação dos cátaros de Albi, no sul de França por parte de delegados pontifícios, enviados pelo Papa. A instituição da Inquisição se deu no Concílio de Verona, no ano seguinte.
Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real, o Papa Gregório IX, em 20 de Abril de 1233, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição. Nos séculos seguintes, ela julgou, absolveu ou condenou e entregou ao Estado (que aplicava a "pena capital", como era comum na época) vários de seus inimigos propagadores de heresias. Convém lembrar que ser cristão era entendido para lá de uma religião. Ser cristão era a maneira comum de ser e pensar. Um inimigo do cristianismo era entendido como inimigo do pensar comum e da identidade nacional.
A Inquisição ganhou mais relevo na época da Reforma (para os católicos) ou Contra-Reforma (chamada assim pelos protestantes) com as crescentes suspeitas populares.

2) Por que na quela época o senhores feudais davam comida e teto em troca de cuidar da prantação dos senhores feldais e na quela época tinha tres classes Igreja, senhores feudais, pobres e naquela época tinha muitas guerras nessas guerras os senhores feudais mandava seus servos.
3) por que naquela época é comum usar moinhos para moagem de grãos e vegetais e isso tinha efeito econômico e as catedrais eram as igreja.

Dianie Perrot disse...

ALUNA= LORENA ALVARENGA
1;A

R=1)A igreja procura dinheiro e não almas com freldas para esvaziar os bolçoes dos pobres,assim eram descritos os bispos da época.sua jurisdiçao só sabia se refestilar de luxo e gulodisse.Eram enormes as oportunidades de corrupção até para a realização de seus deveres.Eram lançados na fogueira e queimados com bruxoas e rebeldes..

R=2)

O muinho e a catedral depois de muito tempo a economia e a construção do moinho vendem aos caponeses e nobres que geram a catedral pelos fie´s que dão grandes dinheiros que geram economias grandiosos à igreja.

R=3)

Durante a Idade Média, não há sequer um clara noção do que seja a saúde, individual ou colectiva. A única excepção são a lepra e as epidemias que devastam a Europa medieval e a que Herzlich e Pierret (1984) chamam l' Ancien Régime du Mal. O conceito positivo e multidimensional de saúde que temos hoje em dia, e que remonta à criação, em 1948, da Organização Mundial de Saúde, seria então completamente ininteligível para o homem medievo.A peste negra está admiravelmente retratada em quadros de Pieter Brueghel, o Velho (ca.1525-1569) e em particular em O triunfo da morte (ca. 1556, Museu do Prado, Madrid).E, finalmente, o reconhecimento (este muito mais recente, de há trinta anos para cá) de que a maior parte das doenças não transmissíveis não pode ser apenas imputável à constituição genética, mas também ao sistema socioecológico em que vive o homem moderno e que, nessa medida, podem ser objecto de prevenção, através da eliminação, redução ou controlo dos factores de risco quer ambientais quer comportamentais.

obrigada...

Unknown disse...

1-a inquisição era um movimento realizado pela igreja católica para punir as pessoas que discordavam das suas idéias.A intolerancia religiosa era um dogma da igreja que dizia que quem desobedecesse as regras da igreja seria punido. 2-A arqiutetura medieval da arquitetura bizantina à arquitetura gótica,foi influenciada principalmente pelo recrudescimento das cidades(consequencia da ruralização da Europa e criação de feudos)e a ascensão da Igreja Católica.A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente nas construção das catedrais,estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofício. 3-O crescimento demográfico,observado na Europa à partir do século X,modificou o modelo auto-suficiente dos feudos.Com isso,começou a faltar alimentos na mesa dos camponeses e,eles,se revoltaram contra os senhores feudais e partiram para a guerra.Nisso,eles largaram os feudos e partiram para a cidade.Sendo assim,os senhores feudais foram obrigados à importar escravos da África que vinham em navios.Como as condições nesses navios eram sub-humanas,surgiu a peste negra.Como muitas pessoas morreram da peste,o feudalo0smo entrou em declínio. Paula Fernanda,1°A.

karoline disse...

aluna= Karoline Rambo
1;A

R=1)

A inquisição eram tribunais que organizavam para discordavam dos insinamentos da igreja católica.Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real. O Papa Gregório IX, em 20 de Abril de 1233, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição.E depois de tudo isso,eles eram lançados na fogueira e queimados com os rebeldes.

R=2)

O moinho e a catedral,eram a economia do moinho que depois de muito tempo venderam aos caponeses,e eles geraram rendas a catedral.Suas estrutura arquitetônica eram de um equilebrio perfeito.

R=3)

Estes conceitos só aparecerão com a criação do Estado moderno, como resposta aos efeitos perversos da revolução industrial e urbana, operada pelo desenvolvimento do capitalismo liberal, bem como às transformações sociodemográficas que marcam o Séc. XIX.
Hoje sabemos que a doença só é transmitida por contacto físico íntimo (por ex., entre mãe e filho). Mas na altura o conhecimento médico da doença era grosseiro, o que explica os erros de diagnóstico cometidos e o radicalismo das soluções adoptadas pelo Ocidente cristão.Da fome, da peste e da guerra, livrai-nos Senhor!"), implorava ao céu o homem medieval (Graça, 1998). A peste negra na Europa tinha sido já precedida por graves faltas de alimentos entre 1308 e 1318:
A descoberta, pelas ciências biomédicas, da natureza das doenças infecciosas e da possibilidade da sua prevenção pela dupla via do aumento da resistência do organismo humano e da redução da exposição aos agentes transmissores;

....

Ivonete disse...

aluna:Ivonete Soares
1°B

1- A inquisição foi criada na idade média(século XIII) e era dirigido pela igreja católica romana.Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles que considerados uma ameaça as doutrinas (conjunto de leis)desta instituição.Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados,e aqueles que eram condenados cumriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua.
Ja a intolerância religiosa é não admitir a diversidade,é algo de torcer para um determinado time e dizer que ele é o melhor.

2- Durante o periodo feudal os moinhos pertenciam aos(senhores).
O moinho naquela época era muito raro pois não existiam muitos.
Catedral era onde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.
a fabricaçao de moinho servia para trituraçao de alimentos e utencílios etc.

3- A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;
- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades).

Unknown disse...

JEANE ATAHIDE: 1º) “B”

Resposta: 1º) R= *A INQUISIÇÃO na idade média era dirigida pela igreja católica romana ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles que considerados uma ameaça ás doutrinas (conjuntos de leis) desta instituição.
*A INTOLERÂCIA religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferença ou crença religiosas de terceiros. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambos têm sido comus através da história.

2º) R= O MINHO de tipo mediterrânico é composto por um corpo de pedra com quatro a seis metros de altura e sensivelmente o mesmo diâmetro e cuja forma, embora se assemelhe a um cilindro, é na verdade um troco de cone. Em torno do topo deste corpo central existe uma calha, denominada frechal, sobre a qual assenta.
Uma cúpula móvel, de forma cônica e á qual se dá o nome de capelo. CATEDRAL a origem desta construção remonta a inícios do século XIII quando o bispo d. Mauricio é incumbido de ir buscar a noiva do rei Fernando II, esta longa viagem pela França e Alemanha, numa época em que estavam a ser construídas a maior parte das catedral primitiva de burgos, por um monumento digno de ser a principal igreja de Castela.

3º) R= por que a base do modo de vida feudal que vigorava na maior parte da Europa, na idade media, era a lealdade ia obediência que as pessoas deviam a um senhor e do qual recebiam proteção. Esta lei feudal aplicava-se também a terra. Segundo suas regras, toda pessoa devia serviço ao senhor pela terra que ocupava.

Nome:JEANE PEREIRA ATHIDE 1º) “B”

jean carlos disse...

1° A inquissição foi criada na idade media e era dirigida pela igreja catolica romona , ela era composta por tribunais que julgavam as pessoas que se opunham contra as ideias da igreja, todos os suspeitos eram pereguidos e presos e condenados desde á prisão temporaria a´te a morte na fogueira santa.

2° a arquitetura medieval estendida da arquiteturra bizantina á gótica,foi principalmente influenciada pelo recrusdecimento da cidade e conseguentes ruralizações da europa e a criação e fudos,durante o periodo feudal os moinos pertenciam aos senhores feudais e só podeiam ser usados por servos e camponeses que pagavam uma taxa alsiva, alem disso era ponto de econtros e prostituição.

3° A peste do inicio dp seculo 14 teve uma profunda crise guando anunciou o final da epoca medieval fome.pestes,guerras e roboliços dos servos atingiram a essenciado sistema feudal,a partir do sculo 7 ocorreram varias transformções na europa que contribuiram para a crise do sistema feudal.


ALUNO; JEAN CARLOS 1°A

jean carlos disse...

1° A inquisição foi criada na idade media e ela era dirigida pela igreja católica, ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles que eram considerados uma ameaça as doutrinas daquela intitução,todos os suspeitos eram casados e presos e compram as pena s que podiam variar desde prisão temporaria até perpetua.

2° A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”. Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.


3° A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”. Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.


ALUNO: ANDERSON 1°A

Davi Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davi Fernandes disse...

1-Resp.:A Inquisição foi criada na Idade Média e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

2 – Resp.:Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos (senhores).
O moinho naquela época era muito rara pois não existiam muitos .
Catedral era aonde celebrava as missas,e já o moinho era onde moia os alimentos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Resp.:A fome, a guerra e a peste.
A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.


Davi Fernandes 1°C

Unknown disse...

1-A inquisiçao foi criada e instituida para lidar com heresia,na idade media com o poder nas maos da igreja que comandavaa maneira das pessoas de pensar e agir.Alem disso a populacao tinha uma certa disposicao para denunciar qualquer um que tivesse o pensamento adverso aos dogmas da igreja catolica a "chamada intolerancia religiosa "que iniciou varias perseguicoes contra pessoas que na maioria das vezes eram inocentes,condenadas a penas de morte na fogueira.

2-A base da construcao de moinhos e catedrais tinha o mesmo efeito economico mas apos concluidos o moinho trazia facilidades em moer grao , ja as catedrais almentava o valor da igreja no cotidiano das pessoas.

3-A fome a gerra ea peste levou os Europeus a uma grande crise socio economica.A peste chegou em um navio genoves com os ratos e se propagou rapidamente pela falta de higiene das casas e castelos da Europa matando muitas pessoas,ja a crise de fome ea gerra teve inicio pelas revoltas e conquistas do imperio Bizantino pelos turcos-otomanos, com isso o comercio na Europa enfraqueceu. Alem disso as secas prejudicaram os campos Europeus causando uma grande fome.

tatiane disse...

Tatiane m de arújo 1°d
1° A inquisição foi criada na idade media e era dirigida pela igreja católica romona, ela era composta por tribunais que julgavam as pessoas que se opunham contra as idéias da igreja, todos os suspeitos eram perseguidos e presos e condenados desde á prisão temporária ate a morte na fogueira santa. No contexto histórico europeu, a inquisição foi uma operação oficial conduzida pela igreja católica com o fim de punir e perseguir pessoas por heresia, ou seja, a doutrina de pensamento de uma pessoa que ia contra ao credo ensinado pela igreja católica.
2° Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”. Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.

À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios a tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de oficio.
3°Em 1348a1350 uma peste chamada de peste negra(epidemia) atingiu fortemente a Europa.Essa trazida do mar negro atingiu cidades e os campos,mulheres e homens,muitos diziam que era castigo de Deus.
Com isso a Europa entrou em decadência,os senhores feudais passaram a perder dinheiro os seus escravos e servos,com isso o lucro de sua produção estava caindo .Com isso a população mais pobres começaram a passar fome em situações muito difíceis.Os senhores feudais buscavam de qualquer maneira superar as dificuldades até mesmo cravar uma pequena guerra comercial.Ou por outro lado reforçar a exploração sobre os camponeses aumentando as corvéias(trabalho de graça demais impostos.
já os nobres passaram a arrendar (alugar)suas casas,e trocando o prestamentos de serviços de graça dos camponeses por pagamentos em dinheiro e dando maior autonomia aos camponeses,alterando bastantes as relações de produção. A Guerra no tempo do Feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder.
O aumento da população no século XI e XIII impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais.
Tatiane m de arújo 1°d

tatiane disse...

Jessika 1°d
1°no contexto histórico europeu, cônjuge alguns entendimentos filosóficos atuações a inquisição foi uma operação oficial conduzi La pela igreja católica a fim de apurar punir de pessoas por heresia.
2°a pois de concluir o moinho e a catedral depois de muito tempo que faz a economia por que a construção do moinho que vendemos para e camponês e nobres que gera dinheiro e a catedral pelo que dar ofertas de dízimos ai que faz parte da economia
3°de 1348ª 1351 a Europa, em maior ou menor escala ,fora antiga pela peste negra .
A fome açulou boa parte da Europa a ma alimentação abria o caminho para as epidemias.
A partir do ano 1000, houve na Europa uma revolução agrícola aumentou a produção
Jessika 1° d

tatiane disse...

Isana Letícia 1°d
1°no contexto histórico europeu, cônjuge alguns entendimentos filosóficos atuações a inquisição foi uma operação oficial conduzi La pela igreja católica a fim de apurar punir de pessoas por heresia. A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.
2° A medida que o poder secular submetia-se ao poder papal a igreja passou a deter o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas.
O conhecimento construtivo maninhasse guardado pelas corporações,as quais reuniam-se dezenas de mestres-de-obras(que eram os arquitetos da época),eles conduziam e elaboravam as obras.
O moinho onde eram moídos vários tipos de alimentos,alimentos esses que eram produzidos por camponeses e outros povos.O efeito econômico dessas duas obras tinham um efeito econômico parecidos,mas as suas respequitivas funções sejam diferentes.A catedral era onde celebrava as missas góticas,já o muito era onde moía os alimentos.
3° durante o século XIV, uma grave crise econômica e social atingiu a vida do homem medieval. Este processo de crise culminará definitivamente com a desagregação da sociedade feudal, marcando a fase de transição da Idade Média à Idade Moderna.

Os fatores que desencadearam a grande crise do século XIV foram vários, dentre os quais devemos destacar aqueles que, na opinião de muitos historiadores, compõem a chamada "teologia" da crise feudal: a fome, a peste e as guerras.

O final da Baixa Idade Média é marcado, portanto, por um período de acentuada e generalizada crise, composta por vários fatores de origem econômica e social que assolaram a Europa.

Primeiramente, com relação à fome, é preciso ressaltar que a estagnação das técnicas agrícolas somada ao crescimento demográfico gerou um enorme desequilíbrio entre a produção e o consumo. A falta de alimentos fez com que o solo fosse mais utilizado, comprometendo ainda mais sua produtividade e agravando a escassez de alimentos. Ou seja, em virtude do uso constante, a terra perde sua qualidade, causando o empobrecimento cada vez maior da atividade agrícola.
Isana Letícia 1°d

Unknown disse...

Laís Amorim se Oliveira 1ºanoB
Resp.1:A inquisição nasceu com um intuito investigador sabe os comportamentos de passar que iam contra o pensamento da igreja ,na época. O companhia de Jesus fundado por Inácio de Ioyda se tornou um poder com o alvo do Papa e o medo dos Bispos.Em pouco tempo esta horrenda e nefasta prólica de "buscar a verdade" se tornou temida em todo o mundo onde a fé católica tinha penetração.Quem se manifestava contra pensamento ditado pelos dultas papais caiam em desgraça nas mãos doe inquisitores. onde artes "hereges" eram torturados de toda forma vil possível: estrangulamentos,fogo,afogamento,cravos,esticamento,privação do sono,etc,etc...
O intolerância da igreja não admitia qualquer manifestação.O auge das inquirições matou,incêndio e torturou centenas de milhares de pessoas,onde não contentes em perseguir hereges começaram a perseguir aleijados,velhos,velhas,deficientes mentais e pessoas de má aparência "feios" e nos calabouços fétidos e imundos a sua fé era posta a prova dos santos da inquisição através das mais horrendas atrocidades ao ser humano .O poder da igreja católica cresceu com o medo imposto pela santa inquisição que de santa não tinha nada. Após queimar milhares de pessoas em soas fogueiras santas o seu poder chegou a ameaçar o comando do Papa que então resolveu dissolver este câncer da igreja mais não foi fácil acabar com a companhia de Jesus.Em fim a inquisição deixou seguidas graves pois a propaganda negra da inquisição criou bruxos e bruxas e solidificou nas mentes dos ignorantes a intolerância da crença que não poderia existir
outro caminho a não ser o que o Papa pregava mas Martinho Lutero renovou o pensamento religioso , sofreu perseguições por parte do clero , mas abriu uma nova opção
a aqueles que procuravam a salvação eterna sem ter que viver a todo instante com medo de um inquisidor ou um inimigo por vingança levantar uma enclausura e cravar a sua fé a prova nas mãos da famigerada "santa inquisição."
Resp.2: A base da construção de moinhos e catedrais tinha o mesmo efeito econômico a diferença e que os moinhos davam comida ea igreja não.
Resp.3:A fome, a guerra e a peste

A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.
Laís Amorim de oliveira. 1ºanoB

Unknown disse...

1R:A inquisição foi criada na idade media no século XIII e era dirigida pela igreja católica a inquisição era composta por tribunais da igreja que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça as doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas, que podiam variar desde prisão temporária ou perpetua até a morte a fogueira, aonde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública, o papa Gregório IX preocupado com o crescimento de seitas religiosas criou um órgão especial para investigar os suspeitos de heresia.

2R:As catedrais eram as que simbolizavam a vida comunitária medieval. Os moinhos aconteciam das mesmas formas de membros do clero e a população em geral se uniam sob o comando do bispo e todos contribuíam com trabalho e dinheiro para a construção de moinhos e catedrais.

3R:As relações de produção se baseavam no trabalho servil prestado fundamentalmente nas terras dos "senhores feudais": os nobres e os elementos da alta hierarquia da Igreja Cat6lica.
O crescimento da população, verificado entre os séculos XI e XlV foi extraordinário. Os nobres aumentaram em número e tomaram-se mais exigentes com relação aos seus hábitos de consumo: isso determinava a necessidade de aumentar suas rendas e para consegui-lo, aumentou-se grandemente o grau de exploração da massa camponesa. Esta superexploração produziu protestos dos servos, consubstanciados em numerosas revoltas e fugas para as cidades. A repressão a esses movimentos foi enorme, mas a nobreza e o alto clero tiveram razões para temer por sua sobrevivência.Paralelamente, importantes alterações do quadro natural provocaram sérias conseqüências. Durante o século XIII ocorrera uma expansão das áreas agrícolas, devido ao aproveitamento das áreas de pastagens e à derrubada de florestas. O desmatamento provocou alterações climáticas e chuvas torrenciais e contínuas, enquanto o aproveitamento da área de pastagens levou a uma diminuição do adubo animal, o que se refletirá na baixa. produtividade agrícola. Com as péssimas colheitas que se verificaram, ocorreu uma alta de preços dos produtos agrícolas. Os europeus passaram a conviver com a fome. Os índices de mortalidade aumentaram sensivelmente e, no século XIV, uma população debilitada pela fome teve que enfrentar uma epidemia de extrema gravidade: a Peste Negra, que chegou a dizimar cerca de 1/3 dos habitantes da Europa.
Dificuldades econômicas de toda ordem assolavam a Europa, que passou a conviver com um outro problema: o esgotamento das fontes de minérios preciosos, necessários para a cunhagem de moedas, levando os reis a constantes desvalorizações da moeda. Isso só fazia agravar a crise.
No plano social, ao lado dos problemas já levantados, importa verificar o crescimento de um novo grupo: a burguesia comercial, residente em cidades que tendiam para uma expansão cada vez maior, pois passaram a atrair os camponeses e os elementos "marginais" da sociedade feudal.Politicamente, a crise se traduz pelo fortalecimento da autoridade real, considerado necessário pela nobreza, temerosa do alcance das revoltascamponesas. A unificação política, ou surgimento dos Estados Nacionais, aparece, desta forma, como uma solução política para a nobreza manter sua dominação.

Unknown disse...

Elizabeth marques 1ºb^^^

Unknown disse...

Nome=magdiel helder n. pereira
Serie=1° A
Professora=marizate

(1°) A intolerância religiosa.
Todo o meio de comunicação, principalmente radia TV e internet passa programas é conteúdos em que a crença e a cultura espiritual e a intolerância religiosa continua provocando querras... Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.

(2°) A arquitetura medieval
Da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

(3°) Feudalismo
A base do modo de vida feudal que vigorava na maior parte da Europa, na Idade Média, era a lealdade e a obediência que as pessoas deviam a um senhor, e do qual recebiam proteção. Esta lei feudal aplicava-se também à terra. Segundo suas regras, toda pessoa devia serviço ao senhor pela terra que ocupava. Esses serviços dependiam da posição da pessoa e da extensão de terra que possuía. Quando ela morria, podia deixar a terra para os filhos, desde que cada geração continuasse leal ao senhor e obedecesse aos costumes tradicionais de sua localidade.
Em grande parte da Europa feudal, aterra era organizada em manors ou mansões. O homem que ganhava uma mansão diretamente do rei era o senhor daquela mansão. Em troca de suas mansões, muitos nobres, no princípio, deviam servir ao rei, lutando por ele. Mas, geralmente pagavam a outros homens para lutarem no seu lugar.
Em troca das terras recebidas, para nelas trabalharem, os camponeses faziam trabalhos braçais para o senhor e às vezes pagavam aluguel. Esses trabalhos incluíam arar e fazer a colheita na demesne (casa de fazenda} do senhor, ou ainda transportar os produtos da terra. Em 1200, esses serviços eram regulamentados pela lei e pelos costumes locais. Um camponês a quem o senhor pedia para fazer além do estabelecido podia apelar para seus companheiros arrendatários e para
os documentos locais onde estavam registrados serviços anteriores, a fim de se defender da exigência do senhor.

Unknown disse...

Nome=magdiel helder n. pereira
Serie=1° A
Professora=marizate

(1°) A intolerância religiosa.
Todo o meio de comunicação, principalmente radia TV e internet passa programas é conteúdos em que a crença e a cultura espiritual e a intolerância religiosa continua provocando querras... Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.

(2°) A arquitetura medieval
Da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

(3°) Feudalismo
A base do modo de vida feudal que vigorava na maior parte da Europa, na Idade Média, era a lealdade e a obediência que as pessoas deviam a um senhor, e do qual recebiam proteção. Esta lei feudal aplicava-se também à terra. Segundo suas regras, toda pessoa devia serviço ao senhor pela terra que ocupava. Esses serviços dependiam da posição da pessoa e da extensão de terra que possuía. Quando ela morria, podia deixar a terra para os filhos, desde que cada geração continuasse leal ao senhor e obedecesse aos costumes tradicionais de sua localidade.
Em grande parte da Europa feudal, aterra era organizada em manors ou mansões. O homem que ganhava uma mansão diretamente do rei era o senhor daquela mansão. Em troca de suas mansões, muitos nobres, no princípio, deviam servir ao rei, lutando por ele. Mas, geralmente pagavam a outros homens para lutarem no seu lugar.
Em troca das terras recebidas, para nelas trabalharem, os camponeses faziam trabalhos braçais para o senhor e às vezes pagavam aluguel. Esses trabalhos incluíam arar e fazer a colheita na demesne (casa de fazenda} do senhor, ou ainda transportar os produtos da terra. Em 1200, esses serviços eram regulamentados pela lei e pelos costumes locais. Um camponês a quem o senhor pedia para fazer além do estabelecido podia apelar para seus companheiros arrendatários e para
os documentos locais onde estavam registrados serviços anteriores, a fim de se defender da exigência do senhor.

Unknown disse...

tanaíse 1c
1-durante existencia, a inquisição espalhou o terrior pela europa pois qualquer pessoa podia ser acusada heresia e condenada a morte na fogueira .a igreja católica processou varios para consolidação para sua doutrina. 2:alem disso nesse periodo a sociedade europa foi assolada por secos prolongadas que prejudicam a agricultura deixaram parte da producao sem alimento .em 1315e1316 a fome foi tao grande que segundo alguns relatos muitas pessoas ao combalismono sagro imperio romano germasia.a doenca peste foi conhecida modamente como peste bubonica e se espalhou rapidamente pelo continente.3: As contruções de moinhos era utilizada o papel , na qual era bastante raro naquela época. Depois de concluírem as construções de moinhos , elas acabavam não sendo utilizadas , porque a tecnologia da época desenvolveu nas construções as obras de catedrais , igrejas, palacios,e outros.
A arquitetura medieval , da arquitetura bizantina à arquitetura gótica, foi principalmente influenciadas pelo recrudescimento das cidades (e consequente a ruralização da Europafeudos),e a ascenção da Igreja Católica.
A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais , estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de oficio.

Daniel Mundim disse...

Daniel Mundim Caldeira Rosa 1º ano D

1)R: A Inquisição foi criada na Idade Média e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira.
Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história.
Portanto, a igreja antiga era dominante e única, tinha medo de perder seu poder sobre a sociedade, por isso criava métodos para eliminar tudo e todos que podiam ser caracterizadas como ameaça ou que fizesse com que a igreja perdesse sua total dominância sobre as pessoas.

2)R: A arquitetura medieval, da arquitetura bizantina à arquitetura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.
Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como "taverna banal". Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.

3)R: A economia medieval, em franco desenvolvimento nos séculos XI, XII e XIII, sofreu sérios abalos no decorrer do século XIV, mostrando que o sistema feudal encontrara os limites máximos de sua expansão. A crise que então se abateu sobre a Europa pode ser explicada a partir de um conjunto de fatores cujo resultado, em longo prazo, foi a superação do feudalismo.
No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas que arrasaram os campos e as colheitas. Como conseqüência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população. "Nos campos ingleses, ele passou de 40 mortos por cada mil habitantes, para 100 por mil. Na cidade belga de Ypres, uma das mais importantes da Europa, pelo menos 10% da população morreu no curto espaço de seis meses em 1316".

Unknown disse...

1-Resp.:A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

2 – Resp.: A arquitetura medieval, da arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e conseqüente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular submetia-se ao poder papal, passava a ser a Igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais, estando o conhecimento tectônico sob o controle das corporações de ofícios.

Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”. Os leprosos eram proibidos de freqüentar os moinhos, devido ao medo de contagio tido pelo resto da população.

3-Resp.: A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal.
Causas da crise do feudalismo
A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;
- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;
- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;
- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

franciely de albuquerque 1 ano A

RADIO HABBUADA disse...

Katia

1º B


1- A partir de 1233 . Criou-se o tribunal de Santo Oficio também conhecido como “ inquisição” para persegui e punir as hereges. Durante sua existência a inquisição espalhou terror na Europa . pois qualquer pessoa podia ser condenada a morte a idade media .
A intolerância durante a idade media .A comunidade judaica da Europa Foi marcada pela intolerância e eram justificativa destinatário e ordens econômicas.


2- Algumas de suas características eram os arcos semi-circulares , com aberturas nas janelas a utilização de arcos tomaram as igrejas mais altas , com estruturas leve e elegante.


3- Para piorar , A Europa viveu uma das maiores catástrofes A peste negra e justifica a fome e as guerras fazem parte do feudalismo por não terem recursos .