terça-feira, 28 de outubro de 2008

ATIVIDADES DO 4º BIMESTRE 3º ANO

1- Pode se informar que, com a conquista da indepedência, as populações hispono-americano conquistaram também a cidadania plena, com todos os seus direitos e deveres? Pesquise e divulgue no blog sua opinião.

Fonte Google

2- Observe a imagem de tiradentes, após descrevê-la, responda se na sua opinião: os mitos históricos podem de fato ser criados e por quais motivos??

Fonte Google


Fonte Google

3- No século XVIII, o Arcadismo seguia principios neoclássicos, ou seja, propunha o relatório a os ideais greco-romanos. Com o auxilio da professora de literatura, faça uma pesquisa e escreva um texto explicando a influência do Iluminismo sobre o Arcadismo.

18 comentários:

Unknown disse...

Ricardo 3ano A

1) resposta

Sim por que antes quem tinha poder total a tudo eram os espanhois

Unknown disse...

Ricardo 3ano A

2) resposta

Um dos mais influentes mitos sobre a história diz respeito à idéia de que o capitalismo, em sua infância, não passou do advento de um sistema possível pelo sofrimento de vários indivíduos que antes viviam confortavelmente. A relevância disso surge porque a experiência passada – ou o que entendemos por ela – é o pilar das crenças acerca das políticas e instituições que defendemos no presente. O que consideramos ter sido seus efeitos no passado molda nossas visões sobre a aprovação ou desaprovação de diferentes instituições. Conforme diz Hayek, os mitos históricos têm, provavelmente, desempenhado um papel tão importante na formação de opiniões quando os fatos históricos. A busca honesta pelos fatos históricos, separando-os dos mitos propagados, se torna um objetivo indispensável para quem deseja a verdade.

Logo de cara, deparamos com a questão delicada sobre quais perguntas merecem ser feitas, já que o julgamento de valor individual influencia até isso. Aquele que ignora este desafio de interpretação sob a luz de valores pessoais irá provavelmente se iludir, tornando-se vítima de seus próprios preconceitos inconscientes. Quem acredita ser possível reunir diversos fatos passados e então traçar conexões causais dos complexos eventos sociais sem o uso de uma teoria prévia, está fadado ao curso da ilusão. Explicações “óbvias”, como lembra Hayek, freqüentemente não passam de superstições aceitas, que não recebem a devida reflexão. A imagem de que o surgimento do capitalismo, como sistema descrito pelos socialistas, se deveu à exploração de uma classe de proletários, pode ser visto como um bom exemplo de tais superstições. Um exame mais cuidadoso dos fatos refuta facilmente esta crença.

Unknown disse...

Ricardo 3ano A

3) resposta


Característico da Europa do século XVIII em seu contexto iluminista e de revolução burguesa, o arcadismo buscou a expressão de um saber mais preciso e natural, tomando por modelo a antiguidade clássica. Originalmente italiano, passa à Espanha, a Portugal e ao Brasil da chamada escola mineira. Definição e começos. A Arcádia, na Grécia antiga, era a região do Peloponeso onde os pastores presumivelmente se dedicavam à dança, ao canto, à poesia bucólica. Por isso se deu esse nome, inicialmente, ao círculo de escritores e artistas que no fim do século XVII, em Roma, se reuniam no palácio da ex-rainha Cristina, da Suécia, que passou a viver ali depois de se converter ao catolicismo e abdicar ao trono. Apaixonada pela literatura, Cristina gostava de se cercar de críticos e poetas. Após sua morte, em 1689, seu salão transformou-se na academia denominada Arcadia, com 16 integrantes que assumiram novos nomes gregos e latinos, diziam-se "pastores", chamavam seu presidente de "guardião geral" e reuniam-se em jardins. Do ponto de vista ideológico e estético, sua atitude era de reação ao barroco e ao conceptismo (na Itália, particularmente o marinismo) do século XVII, que a essa altura, decadentes, já se tinham tornado meras práticas de ostentação intelectual e social, na empolação e preciosismo de uma linguagem sem substância. Desse modo, para a Arcadia, era preciso restabelecer a perfeição e naturalidade do modelo clássico, sua clareza e bom gosto. Esses primeiros árcades tomaram como padrão o romance pastoril Arcadia (1502), de Jacopo Sannazzaro, calcado no bucolismo do poeta grego Teócrito e do latino Virgílio. Outras fontes de inspiração, na Grécia, foram Píndaro e Anacreonte. Seus principais tratadistas teóricos, Ludovico Antonio Muratori e Gian Vincenzo Gravina, trataram de formular a filosofia do movimento, que, na relação com a natureza, já apresenta matizes pré-românticos. Há também, em tudo isso, a influência do racionalismo iluminista e de um erotismo que é ao mesmo tempo de fundo anacreôntico e de dívida para com Giambattista Marino, como o único traço do barroco a ser mantido pela Arcadia (devendo-se acrescentar, no entanto, que já teria sido o único traço dos clássicos mantido pelo barroco, pelo menos na península italiana). O poeta que melhor realizou os ideais do grupo foi Pietro Metastasio, especialmente na tendência anacreôntica, de louvor do prazer e da vida material.
No Brasil - O arcadismo, no Brasil, apareceu quase ao mesmo tempo que em Portugal, propiciado pelo ciclo do ouro e seu embrião de classe média urbana, letrada e inconfidente. Seus representantes estudaram com os jesuítas e quase todos em Coimbra. Há duas fases e atitudes distintas, a épica e neoclássica, representada pelas contribuições de Santa Rita Durão, Cláudio Manuel da Costa e José Basílio da Gama, e a ilustrada e pré-romântica, com Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Silva Alvarenga. Santa Rita Durão foi o autor do épico Caramuru (1781), primeiro poema a tratar dos indígenas brasileiros e seus costumes, embora a partir da ideologia do catequista e colonizador. Mais propriamente árcade, Cláudio Manuel da Costa oferece nos sonetos neoclássicos de Obras (1768) o melhor lirismo do movimento em terras brasileiras. José Basílio da Gama, que em viagens pela Europa chegou a se filiar à Arcadia de Roma, mostra-se um épico de liberdade às vezes surpreendente em seu Uraguai (1769), que antecipa o indigenismo. Nascido em Portugal, Tomás Antônio Gonzaga foi o mais famoso dos árcades brasileiros, por sua Marília de Dirceu (1792). Mereceu essa distinção, quer pelas cores locais da lírica desse livro, quer pela virulência das Cartas chilenas, que lhe são atribuídas, pois apresenta em uma e outra obra indícios claros de seu pré-romantismo. Inácio José de Alvarenga Peixoto, carioca, o mais envolvido na Inconfidência, e destroçado por ela, teve suas obras publicadas mais de setenta anos depois da morte, mostrando-se um pré-romântico de traços nativistas. O nativismo impõe-se com sabor popular nos rondós e madrigais de Glaura (1799), de Silva Alvarenga, ainda mais pré-romântico que seus pares. Na entrada do século XIX, com o final sombrio da Inconfidência e do ciclo do ouro, a vinda da corte portuguesa e tantos motivos de mudança ou de perplexidade, os ideais arcádicos e a poesia de um modo geral empobreceram. Ainda assim, enquanto o romantismo arregimentava suas forças, a influência arcádica deu alguns epígonos fiéis, que mereceram de Manuel Bandeira a inclusão em sua antologia Poesia do Brasil (1963). Foram eles o padre Antônio Pereira de Sousa Caldas e José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, que ainda nos antigos moldes da escola adotou o nome arcádico de Américo Elísio.

Unknown disse...

Leticia 3ª A
boa tarde professora
resposta...
1) sim,pois com a independencia em 1813 os hipano americanos puderam se rebelar e mostrar como podiam realmente ter deveres e direitos .
So que os beneficios da independencia não foram bem distribuidos de forma equitativaentre e..les

Unknown disse...

2)sim pois ele foi mostrado de forma diferente nas duas fotos nao so pela cor mas tbm pela classe dele pois ele foi representado como u8m ser q nao podia lutar pela ideias q ele apoiava...

Unknown disse...

2)sim pois ele foi mostrado de forma diferente nas duas fotos nao so pela cor mas tbm pela classe dele pois ele foi representado como u8m ser q nao podia lutar pela ideias q ele apoiava...

Unknown disse...

leticia 3A
3)O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, caracteriza-se pela busca de restauração dos ideais de sobriedade e equilíbrio da antiguidade clássica em contraposição aos excessos do período anterior, o Barroco. O movimento é contemporâneo do Iluminismo, corrente de pensamento racionalista que se divulgou pela Europa no século XVIII e que culminou com a Revolução Francesa, em 1789.
Associações de letrados como a Arcádia Romana e, mais tarde, a Arcádia Lusitana foram veículos importantes para a propagação do ideário do movimento na Europa. O nome "Arcádia" é inspirado na região lendária da Grécia que representa o ideal de comunhão entre homem e natureza, daí o Arcadismo ter como tema privilegiado o bucolismo, em que a natureza é vista como refúgio último das noções de verdade e beleza.

No Brasil, os poetas que melhor representam o movimento são Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, autor de Marília de Dirceu. Ambos participaram da Inconfidência Mineira, movimento político que visava a emancipação do Brasil em relação a Portugal. Os poemas laudatórios de Basílio da Gama e a produção poética de Alvarenga Peixoto e Silva Alvarenga também apresentam traços típicos do Arcadismo. Todos esses poetas concentravam-se na cidade mineira de Vila Rica, centro da atividade mineradora e mais importante centro urbano do país nesse período. No Rio de Janeiro, nos anos de transição entre os séculos XVIII e XIX, entre uma série de novidades de ordem política e econômica que começam a transformar a fisionomia do país, verifica-se o surgimento de diversos órgãos de imprensa. Nesse momento tardio do Arcadismo, têm destaque as figuras dos jornalistas Hipólito da Costa, fundador do jornal Correio Braziliense, e Evaristo da Veiga, cronista político do Aurora Fluminense.

Anônimo disse...

Aluna JÉSSICA KAROLINE DA SILVA 3º A, matutino
Resposta do exercício 1-
A população espono –americana esta composta por +ou – 18 milhões de hab. E funcionava como uma pirâmide estava dividida em :
-peninsulares ou chapetones, pessoas originarias da Espanha e dominavam em alta administração publica, religiosa e militar.
-criollos, nascidos da colônia, eram ricos e proprietários de fazenda.eles não tinham influencia política e estavam impedidos de ocupar cargos públicos.
-mestiços, descendentes da união de espanhóis, índios e negros eram trabalhadores livres, porem os indígenas eram obrigados a prestar serviços.
-africanos escravizados, estavam na base estavam a mercê da violência e não tinham nenhum direito.
Apesar de ter independência, o Brasil ainda dá prioridae as classes mais elevadas, não somos um pais socialista e igualitários, somos democratas e procuramos a igualdade entre todos.

Resposta do exercício 2-
Tiradentes , Joaquim José da Silva Xavier era um militar que almejava a independência do Brasil. Mas contudo foi julgado e esquartejado pelos monarcas, ele era considerado uma ameaça pelo rei , por perder o seu reino. Em 1808 o Brasil tornou-se independente e só foi implantada a republica no Brasil em 1889, para os militares Tiradentes foi considerado como um herói, então hoje se comemora em 21 de abril o feriado nacional, então artistas o retratam como cristo.

Resposta do exercício 3-
Movimento literário restrito à poesia que se origina no século XVIII, de acordo com os princípios neoclássicos. Fruto de uma época marcada pelo racionalismo e pela visão científica do mundo inaugurada pelo iluminismo, o arcadismo defende uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se opõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do barroco.
Com o arcadismo desenvolve-se no Brasil a primeira produção literária adaptada à realidade nacional. As obras começam a se afastar dos modelos portugueses ao descrever as paisagens locais e criticar a situação política do país. Surgem vários poetas em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) – capital cultural e centro de riqueza na época –, grande parte deles ligada à Inconfidência Mineira. Os árcades constituem a primeira geração de escritores brasileiros.
A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.
Tal questionamento tem origem no movimento intelectual denominado iluminismo, que encontra suas raízes no século XVII, com as idéias de Descartes, Newton e Spinosa.

Tudo posso naquele que me fortalece disse...

Aluna: Emily Jeniffer 3ºA

Olá professora!
Tenha um ótimo final de semana e que Deus te abençoe!!

Respostas:
1)Os movimentos de emancipação da América Espanhola imobilizaram os mais diversos setores na sociedade – criollos, camponeses, militares, índios e mestiços. Porém os benefícios da independência não foram distribuídos de forma eqüitativa entre eles, onde os grandes privilegiados foram os criollos, que ocuparam o lugar dos peninsulares como grupo politicamente dominante. Portanto é incorreto afirmar que as populações hispano-americanas conquistaram a cidadania plena com todos seus direitos e deveres.

2) Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.

33) O iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. O uso do termo Iluminismo na forma singular justifica-se, contudo, dadas certas tendências gerais comuns a todos os iluminismos, nomeadamente,os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.O Arcadismo é justamente isso, é uma tendencia do iluminismo é o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa marcando a decadência do pensamento barroco, para a qual colaboraram vários fatores: a burguesia ascendente, voltadas para as questões mundanas, passou a deixar em segundo plano a religiosidade que permeava o pensamento barroco; além disso, o exagero da expressão barroca havia cansado o público, e a chamada arte cortesã, que se desenvolvera desde a Renascença, atingia um estágio estacionário e apresentava sinais de declínio, perdendo terreno para a arte burguesa, marcada pelo subjetivismo. Surgiram, então, as primeiras arcádias, que procuravam a pureza e a simplicidade das formas clássicas.

Unknown disse...

1.O conhecimento índigena pode dar muitas contribições para a ciência contenporânea,pois o conhecimento provundo, das ervas medicinais,do contato com a natureza,com os animais fez com que a cultura índigena fosse uma das muitas preservadas e conhecidas,com isso trará mmuitas contribuições para a ciência.

2.Há muitos índigenas no Brasil,em diversas regiões e lugares do Brasil,os índios vivem na grande maioria das vezes,em lugares um pouco mais distantes das cidades,mas nem por isso muitos índios sem da aldeia para estudar e trabalhar na cidade.

3.por que os índios vivem da natureza,é dela que é tirada o sustento de cada pessoa que vive na aldeia,além dos animais que vivem na mata,então quanto mais preservamos a natureza se torna mais difícil para os índios de se viver não para os índios mas também para todos nós.

Unknown disse...

Oiie Professora
bOm dia!!!
Alaize Regina 3ano A



Respostas:
1)Os movimentos de emancipação da América Espanhola imobilizaram os mais diversos setores na sociedade – criollos, camponeses, militares, índios e mestiços. Porém os benefícios da independência não foram distribuídos de forma eqüitativa entre eles, onde os grandes privilegiados foram os criollos, que ocuparam o lugar dos peninsulares como grupo politicamente dominante. Portanto é incorreto afirmar que as populações hispano-americanas conquistaram a cidadania plena com todos seus direitos e deveres.


2)sim pois ele foi mostrado de forma diferente nas duas fotos nao so pela cor mas tbm pela classe dele pois ele foi representado como u8m ser q nao podia lutar pela ideias q ele apoiava...

3-
Movimento literário restrito à poesia que se origina no século XVIII, de acordo com os princípios neoclássicos. Fruto de uma época marcada pelo racionalismo e pela visão científica do mundo inaugurada pelo iluminismo, o arcadismo defende uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se opõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do barroco.
Com o arcadismo desenvolve-se no Brasil a primeira produção literária adaptada à realidade nacional. As obras começam a se afastar dos modelos portugueses ao descrever as paisagens locais e criticar a situação política do país. Surgem vários poetas em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) – capital cultural e centro de riqueza na época –, grande parte deles ligada à Inconfidência Mineira. Os árcades constituem a primeira geração de escritores brasileiros.
A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.
Tal questionamento tem origem no movimento intelectual denominado iluminismo, que encontra suas raízes no século XVII, com as idéias de Descartes, Newton e Spinosa.

Jéssica Pereira disse...

Oiie professora Marizete
Boa Tarde !!!
Aluna: jéssica Pereira 3ºA


1) sim,pois com a independencia em 1813 os hipano americanos puderam se rebelar e mostrar como podiam realmente ter deveres e direitos .
So que os beneficios da independencia não foram bem distribuidos de forma equitativaentre a eles, onde os grandes privilegiados foram os criollos, que ocuparam o lugar dos peninsulares como grupo politicamente dominante.

2)Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.


3)Movimento literário restrito à poesia que se origina no século XVIII, de acordo com os princípios neoclássicos. Fruto de uma época marcada pelo racionalismo e pela visão científica do mundo inaugurada pelo iluminismo, o arcadismo defende uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se opõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do barroco.
Com o arcadismo desenvolve-se no Brasil a primeira produção literária adaptada à realidade nacional. As obras começam a se afastar dos modelos portugueses ao descrever as paisagens locais e criticar a situação política do país. Surgem vários poetas em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) – capital cultural e centro de riqueza na época –, grande parte deles ligada à Inconfidência Mineira. Os árcades constituem a primeira geração de escritores brasileiros.
A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.
Tal questionamento tem origem no movimento intelectual denominado iluminismo, que encontra suas raízes no século XVII, com as idéias de Descartes, Newton e Spinosa.

Jéssica Pereira disse...

Oiie professora Marizete
Boa Tarde !!!
Aluna: jéssica Pereira 3ºA


1) sim,pois com a independencia em 1813 os hipano americanos puderam se rebelar e mostrar como podiam realmente ter deveres e direitos .
So que os beneficios da independencia não foram bem distribuidos de forma equitativaentre a eles, onde os grandes privilegiados foram os criollos, que ocuparam o lugar dos peninsulares como grupo politicamente dominante.

2)Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.


3)Movimento literário restrito à poesia que se origina no século XVIII, de acordo com os princípios neoclássicos. Fruto de uma época marcada pelo racionalismo e pela visão científica do mundo inaugurada pelo iluminismo, o arcadismo defende uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se opõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do barroco.
Com o arcadismo desenvolve-se no Brasil a primeira produção literária adaptada à realidade nacional. As obras começam a se afastar dos modelos portugueses ao descrever as paisagens locais e criticar a situação política do país. Surgem vários poetas em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) – capital cultural e centro de riqueza na época –, grande parte deles ligada à Inconfidência Mineira. Os árcades constituem a primeira geração de escritores brasileiros.
A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.
Tal questionamento tem origem no movimento intelectual denominado iluminismo, que encontra suas raízes no século XVII, com as idéias de Descartes, Newton e Spinosa.

Jéssica Pereira disse...

Oiie professora Marizete
Boa Tarde !!!
Aluna: jéssica Pereira 3ºA


1) sim,pois com a independencia em 1813 os hipano americanos puderam se rebelar e mostrar como podiam realmente ter deveres e direitos .
So que os beneficios da independencia não foram bem distribuidos de forma equitativaentre a eles, onde os grandes privilegiados foram os criollos, que ocuparam o lugar dos peninsulares como grupo politicamente dominante.

2)Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.


3)Movimento literário restrito à poesia que se origina no século XVIII, de acordo com os princípios neoclássicos. Fruto de uma época marcada pelo racionalismo e pela visão científica do mundo inaugurada pelo iluminismo, o arcadismo defende uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se opõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do barroco.
Com o arcadismo desenvolve-se no Brasil a primeira produção literária adaptada à realidade nacional. As obras começam a se afastar dos modelos portugueses ao descrever as paisagens locais e criticar a situação política do país. Surgem vários poetas em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) – capital cultural e centro de riqueza na época –, grande parte deles ligada à Inconfidência Mineira. Os árcades constituem a primeira geração de escritores brasileiros.
A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.
Tal questionamento tem origem no movimento intelectual denominado iluminismo, que encontra suas raízes no século XVII, com as idéias de Descartes, Newton e Spinosa.

Jéssica Pereira disse...

Oiie professora Marizete
Boa Tarde !!!
Aluna: jéssica Pereira 3ºA


1) sim,pois com a independencia em 1813 os hipano americanos puderam se rebelar e mostrar como podiam realmente ter deveres e direitos .
So que os beneficios da independencia não foram bem distribuidos de forma equitativaentre a eles, onde os grandes privilegiados foram os criollos, que ocuparam o lugar dos peninsulares como grupo politicamente dominante.

2)Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.


3)Movimento literário restrito à poesia que se origina no século XVIII, de acordo com os princípios neoclássicos. Fruto de uma época marcada pelo racionalismo e pela visão científica do mundo inaugurada pelo iluminismo, o arcadismo defende uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se opõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do barroco.
Com o arcadismo desenvolve-se no Brasil a primeira produção literária adaptada à realidade nacional. As obras começam a se afastar dos modelos portugueses ao descrever as paisagens locais e criticar a situação política do país. Surgem vários poetas em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG) – capital cultural e centro de riqueza na época –, grande parte deles ligada à Inconfidência Mineira. Os árcades constituem a primeira geração de escritores brasileiros.
A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.
Tal questionamento tem origem no movimento intelectual denominado iluminismo, que encontra suas raízes no século XVII, com as idéias de Descartes, Newton e Spinosa.

Unknown disse...

Aluno Pedro Antônio 3° A..

Bom Dia Professora...

Segue Abaixo as repostas..

Resposta do exercício (1)..

A população espono –americana esta composta por +ou – 18 milhões de hab. E funcionava como uma pirâmide estava dividida em :
-peninsulares ou chapetones, pessoas originarias da Espanha e dominavam em alta administração publica, religiosa e militar.
-criollos, nascidos da colônia, eram ricos e proprietários de fazenda.eles não tinham influencia política e estavam impedidos de ocupar cargos públicos.
-mestiços, descendentes da união de espanhóis, índios e negros eram trabalhadores livres, porem os indígenas eram obrigados a prestar serviços.
-africanos escravizados, estavam na base estavam a mercê da violência e não tinham nenhum direito.
Apesar de ter independência, o Brasil ainda dá prioridae as classes mais elevadas, não somos um pais socialista e igualitários, somos democratas e procuramos a igualdade entre todos.

Resposta do 2°exercicio:

Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.

Resposta do 3° exercicio:

A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.

Mto Obrigado.. Um otimo dia pra Senhora... Beijos..

Unknown disse...

Aluno Pedro Antônio 3° A..

Bom Dia Professora...

Segue Abaixo as repostas..

Resposta do exercício (1)..

A população espono –americana esta composta por +ou – 18 milhões de hab. E funcionava como uma pirâmide estava dividida em :
-peninsulares ou chapetones, pessoas originarias da Espanha e dominavam em alta administração publica, religiosa e militar.
-criollos, nascidos da colônia, eram ricos e proprietários de fazenda.eles não tinham influencia política e estavam impedidos de ocupar cargos públicos.
-mestiços, descendentes da união de espanhóis, índios e negros eram trabalhadores livres, porem os indígenas eram obrigados a prestar serviços.
-africanos escravizados, estavam na base estavam a mercê da violência e não tinham nenhum direito.
Apesar de ter independência, o Brasil ainda dá prioridae as classes mais elevadas, não somos um pais socialista e igualitários, somos democratas e procuramos a igualdade entre todos.

Resposta do 2°exercicio:

Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.

Resposta do 3° exercicio:

A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.

Mto Obrigado.. Um otimo dia pra Senhora... Beijos..

Unknown disse...

Aluno Pedro Antônio 3° A..

Bom Dia Professora...

Segue Abaixo as repostas..

Resposta do exercício (1)..

A população espono –americana esta composta por +ou – 18 milhões de hab. E funcionava como uma pirâmide estava dividida em :
-peninsulares ou chapetones, pessoas originarias da Espanha e dominavam em alta administração publica, religiosa e militar.
-criollos, nascidos da colônia, eram ricos e proprietários de fazenda.eles não tinham influencia política e estavam impedidos de ocupar cargos públicos.
-mestiços, descendentes da união de espanhóis, índios e negros eram trabalhadores livres, porem os indígenas eram obrigados a prestar serviços.
-africanos escravizados, estavam na base estavam a mercê da violência e não tinham nenhum direito.
Apesar de ter independência, o Brasil ainda dá prioridae as classes mais elevadas, não somos um pais socialista e igualitários, somos democratas e procuramos a igualdade entre todos.

Resposta do 2°exercicio:

Na imagem que relata Tiradentes como um mito à sociedade demonstra visíveis diferenças com a imagem verídica. Na primeira imagem Tiradentes está sem barba e bem vestido, o que representa poder e autoridade,Já na segunda o militar está com a barba crescida, seu corpo violentamente mutilado e suas vestes maltrapilhas.
Chegamos à conclusão, portanto de que um mito pode ser realmente criado, e que os motivos relacionados são diversos, tais como, política, economia entre outros, no caso de Tiradentes sabemos que está ligado à liderança do Brasil, ou seja, o regime militar.

Resposta do 3° exercicio:

A transição do barroco para o arcadismo no país dá-se em 1768, com a publicação do livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Entre os árcades destacam-se, ainda, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1809), autor de Marília de Dirceu; Basílio da Gama (1741-1795), de O Uraguai; e Silva Alvarenga (1749-1814), de Glaura. Apesar do engajamento pessoal, a produção desses autores não está a serviço da política. O gênero predomina até o início do século XIX, quando surge o romantismo.
culminando com a revolução francesa em 1789.

Mto Obrigado.. Um otimo dia pra Senhora... Beijos..