sábado, 2 de agosto de 2008

Atividade de Fixação (1º Anos)


Fonte: Google


1- Pesquise e de sua opinião: o que significa o Bem e o Mal na Grecia Antiga.

2 - Sobre o Bem e o Mal vimos idéias de alguns filósofos gregos. De cada período transcreva a teoria de um filósofo que mais se aproxima do que voce pensa ser o correto e escreva sua justificativa.

3 - Muito se fala de ética nos dias atuais. Imaginemos como seria nosso país tendo uma moral construída sob uma ética participativa. Agora descreva como seria o nosso país na sua opinão

Obs: Cada atividade tem que ter no máximo 8 linhas !

41 comentários:

Unknown disse...

1Resp:Entendi que o bem aconteceu na grécia,quando vários povos contribuiram para a cultura grega,depois de muito tempo esses povos começaram modernizar seus transporte,e a fabricar o bronze e trazer recursos para a população.
O mal acontceu quando eles começaram a se dividirem,essa divisão refletiu a briga por território.Assim,sobreviveu o mais forte.

Conclusão
Por isso,aconteceu o aumento populacional que intensificou as trocas comerciais entre as tribos,que principalmente cresceram e se uniram trasformando em cidades-Estados.Sobretudo favorecendo a distinção entre o Bem e o Mal.

2Resp: Socrátes dizia que "A vida que não passamos em revistas não vale a pena a viver.A palavra é o fio de ouro do pensamento,sábio é aquele que conhece os limites da própia ingnorância".
Por ele ser um filósofo essa teoria tem tudo há ver com o certo, antigamente as pessoas pensavam analiza o que iria falar,hoje não o vem cabeça as pessoas falam.

Conclusão
Assim,Socrátes dedicou os últimos dias de vida para estudar a filosofia.
Portanto o seu fim não foi muito agradável como "todo mundo",sendo obrigado suicidar-se com suas próprias mãos.


3Resp:Na minha opinião sei um país mais organizado porque teria uma participação maior da população incluindo os filósofos que hoje no mundo atual não tem dado muita importância à estes.
Assim,com a moral,nós iremos tratar melhor dos nossos deveres e costumes,de modo geral,os procedimentos com relação aos nossos semelhantes portanto,o país iria ter uma democracia mais justa e igualitária.


Conclusão Pessoal
O obijetivo de ter realizado essa pesquisa foi aperfeiçoar mais o meu conhecimento,não foi fácil,mais é tentando que eu consegui atráves de muita pesquisa.

Unknown disse...

Shellen 1° ano D João Brienne de Camargo...

R->1 O bem é tudo o que é bom ,justo e agradável à moral.É uma virtude,utilidade,beneficio, felicidade,ou seja,tudo que é oposto do mal.Um conjunto das ações que fazem a pessoa merecer a aprovação e o respeito da sociedade- pratiacr o bem.
Mal- aquilo que prejudica ou se opõe ao bem.Coisa que prejudica.É aquilo que é contrário a moral, a ética e ao caráter de uma pessoa. Que não vê impecilhos para fazer mal ao próximo.



R->2 Aristóteles- o bem é a atitude racional para com as sensações e desejos.
Kant- Se o agente pratica o ato com boas intenções, respeitando as leis morais, o ato é bom.


R->3 Teria mais igualdade para todas as pessoas, assim elas viveriam melhor.Tudo seria mais justo sem diferenças de raça, cor e nada.Tudo seria feito para todos, não só para os mais ricos. O beneficio seria para o geral, sem discriminação. Tendo em vista somente o bem da população e naõ se preocupando só com a burguesia(ricos).A corrupção com certeza seria menor ,pois havendo igualdade as pessoas não iriam querer tanto subir na vida usando os outros de escada. Seria uma democracia bem mais justa para todos.


O meu grau de aprendizado foi o melhor possivel.Compreendi que devemos lutar nessa vida não só para melhorar a nossa vida, mas a de uma sociedade inteira.E que se todos pensassem assim com certeza a nossa vida seria completamente diferente do que é hoje.E devemos sem sombra de dúvida acreditar no amanhã e crer que somente o bem vence no final, e que é desse lado que devemos sempre estar.

Shellen 1°D

Unknown disse...

1ºResp; Na grécia varios povos, comtribuiram para a cultura grega e ao passar do tempo eles desemvolveram seus transporte
e tbm a fabricaçao do bronze e a trazer lucroa população.

O mal ocorreu quando os gregos resolveram de dividirem em grupos e essa divisão causou briga por territorio



2ºResp; Dizia socrates " A Vida que passamos em revista nao Vale a pena viver".

E por ele ser um filosofo a frase tem tudo haver com o certo.
Assim socrátes dedicou os últimos dias de vida para estudar a filosofia.




3ºResp; A organizaçao de um pais depende de sua população principalmente dos filosofos que no mundo atual nao são reconhecidos




Anderson 1ºC

Blog do Jepherson disse...

RESPOSTAS DO BLOG 1)PORTANTO SOCRATES FALAVA QUE A PESSOA DO BEM E EDUCADO,TEM CONTEXTO FISICO,POLITICO,MORAL.E O MAL SIGNIFICAVA NAO SER SOCIAL,NEM RELIGIOSO,NEM POLITICO. 2)POREM,PERSONIFICAVAM AS FORÇAS DO BEM,PERMANECENDO LUTA CONTRA AS TREVAS,ACREDITAVA QUE,QUEM COMBATESSE AS FORÇAS DO MAL,ALCANÇARIA A FELICIDADE E A VIDA ETERNA. 3)NA VISAO DE SOCRATES,O PRINCIPAL FILOSOFO DA GRECIA,FALA DA RAZAO ,DA CIENCIA,DA ETICA.(O JUIZO ETERNO DA RAZAO ESTE ACREDITAVA NA IMORTALIDADE),(NA CIENCIA,COMPARAVA VARIOS INDIVIDUOS DA MESMA ESPECIE,BUSCAVA ELIMINAR AS DIFERENÇASINDIVIDUAIS,TAMBEM BUSCAVA FAZER UMA COMPARAÇAO GENERALIZADA NA QUAL IA DO INDIVIDUO A NOÇAO UNIVERSAL),(ETICA PARA NOS NAO LESAR NINGUEM,QUE DEVEMOS MANTER NOSSAS PROMESSAS, QUE DEVEMOS OBEDIENCIA E RESPEITO AOS NOSSOS PAISE MESTRES). TAMARA RITA 1°A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
''taty''&''wassily'' disse...

ALUNA: TATIANE M DE ARAUJO 1°D MATUTINO
R=1/O Bem, todos sabemos que é simplesmente tudo aquilo de agradável que fazemos por outras pessoas, e o mal é tudo que fazemos de ruim para atingir o próximo.
Com a contribuição de todos os gregos de, pois de algum tempo e a cultura desenvolveram o seu transporte e produzir o bronze e trazer mais dinheiro a população.
O mal só ocorreu quando os gregos começaram a desses em grupos foi onde começaram a fazer as demissões de território e começaram as brigas.
R=2/’’SOCRATES DIZ: que a vida que, passamos em revistas não, vale a pena viver “
‘’Aristóteles fala: que bem e atitude racional para as sensações e desejos ‘’
Para mim Sócrates diz que temos, que saber diferenciar a vida de uma de revistas, novelas da vida real. E Aristóteles fala que, nossa atitude tem que ser racional para nos sastifazer em sensações e desejos.
R=3/O nosso país seria muito melhor porque, haveria muito mais participação de todos, iria ter mais convivência entre os vizinhos não teríamos com que preocupar tanto com, a violência em que enfrentamos ao sair de casa os pai e filhos teriam muito mais harmonia em casa não seriamos um país de descriminação, haveria muito mais igualdade para todos sem exceções, as leis valeria para todos se nos fossemos igual à antiga Grécia quando avia o bem seriamos um grande país pois não basta só ,ter lugares como ( cidades,estados,municípios) bonitos se houver,harmonia entre nos os cidadões brasileiro mais isso só depende de nos mesmo.

Foi muito bom aprende sobre a Grécia, pois eu não tinha nem um, interesse em fazê-lo mais vi que e muito interessante e também foi bom ter aprendido a passar de ser, um pouco estressante mais acho que tudo ocorreu bem a senhora poderia fazer isso, mais vezes porque assim todos nos participaríamos mais da aula virtuais.
Tatiane m. de Araujo 1°D MATUTINO

Jeane atahide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeane atahide disse...

Jeani pereira atahide 1°B
(1°) Que e o bom de hoje no futuro, poderá-se transformar num mal. NESSE casso ou pelo menos, originalmente o demônio e deus do mal, e ao mesmo tempo e parte inseparável do Deus do bem, pois um não sem o outro, e juntos respondem pela mesma Fé, que forma as religiões quais hoje movem ou condicionam os atos da humanidade em defesa de ambos.

(2°) Do ponto de vista filosófico e da, historias das idéias filosóficas e claro que, o aspecto material da religião é que agora mais importa aquele conjunto de doutrinas, em que se apóia em grande parte filosófica. Enfim as morais sobre tudo das religiões primariam tem grande impacto na conduta dos seguidores trata se também aqui de um alimento de fundo filosófico. Nas religiões primarias a mundo em divisão em decorrência do antropomorfismo se concentro na justiça e na recompensa por quanto deus e visto como um régio senhor a administrar seus servos ou ainda na idéia de purificação pelo sofrimento, sobretudo no caso da metempsicose.
(3°) Ética tem haver, com as relações humanas seja-nos ‘’negócio ‘’ ou em sua quase totalidade essas relações mostra ações do relacionamento com os outros. Neste relacionamento os valores aumentam as pessoas com a comunidade e a sociedade. Se nosso país tivesse uma ética participativa, os alunos respeitariam os professores, os alunos respeitariam os próprios colegas de classe os empregados cumpriram, com os seus deveres nos seu serviço entre outras diversas coisas.
JEANI PEREIRA ATAHIDE 1°B

Unknown disse...

wanderleia 1° D

1-O bem é tudo o que é bom ,e justo à moral.É uma virtude,utilidade,beneficio, ,ou seja,tudo que é oposto do mal.Um conjunto das ações que fazem a pessoa conseguir a aprovação e o respeito da sociedade,se praticar o bem
Mal- aquilo que prejudica ou se opõe ao bem.Coisa que prejudica.É aquilo que é contrário a moral, a ética e ao caráter de uma pessoa.

2-Aristóteles- o bem é a atitude racional para com as sensações e desejos
’’SOCRATES DIZ: que a vida que, passamos em revistas não, vale a pena viver.

3- Ética tem haver, com as relações humanas em sua quase totalidade essas relações mostram ações do relacionamento as pessoas,a organização do pais depende da vontade do povo de melhorar.

Unknown disse...

"João Brienne de Camargo"
Amanda Rocha 1ºD Matutino
1- O bem pra mim é aquilo que traz felicidade , alegria e o bem aqueles que são intermedios , ee tudo que está em seus desejos que fará bem pra sua plenitude ! Mal é quando você deve fazer algo que prejudique o proximo de tal forma que você saiba que o fará consequencias indesejaveis a ela ! Mais mesmo assim faz por impulso ou por força maior pra se livrar de algo.

2- Aristóteles- o bem é a atitude racional para com as sensações e desejos
’’SOCRATES DIZ: que a vida que, passamos em revistas não, vale a pena viver.

3- Em Filosofia, Ética significa o que é bom pra o indivíduo e para a sociedade. E define-se moral como conjunto de mormas, pricípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no grupo social.
É saber escolher entre o Bem e o Mal, levando em conta o interesse da maioria da socidade.
Se o nosso país tivesse uma ética ticipativa as pessoas respeitariam ao próximo e cumpririam seus deveres e direitos...
*Amanda da Rocha Cardoso*
1ºD Matutino

JOHNNY disse...

NGE A POPULAÇAO AJUDANDO NOSSO PAIS POnome:johnny rocha 1ano:A
JOAO BRIENNE DE CAMARGO
1-NA MINHA OPINIAO O QUE MAIS SE APROXIMOU FOI SOCRATES QUANDO DIZ QUE OS ATOS ERRADOS ERAM CONSEQUENCIA DA PROPRIA IGNORANCIA.PENSANDO EM FAZER O BEM,ACABA FAZENDO O MAL,PREJUDICANDO AS PESSOAS EM VOLTA.ASSIM,ACONTEÇIA NA GRECIA A BRIGA PELO O BEM E OMAL.
CONTUDO, PARA ARISTOTELES O BEM E O MAL ERA UM REFUGIO,UMA MASCARA,"CADA MAL E TAMBEM UM ESCONDERIJO CADA PALAVRA TAMBEM UMA MASCARA.
TUDO NAO PASSA DE ENGANOS CAUSADO PELA DEMOCRACIA COMO SE FOSSE ESCONDER ALGUMA COISA DO POVO COM UMA DEMOCRACIA FINGIDA DOS GREGOS ASSIM ENGANANDO O POVO COM DEMOCRACIA FAJUDA.

2-NA VISAO DE SOCRATES ELE CONSIDERAVA QUE ERROS TRAZIDOS PODIA PRODUZIR MAIS O BEM E O MAL ERA CONSEQUENÇIA DA PROPRIA IGNORANCIA.NA OPINIAO DE ARISTOTELES O BEM EO MAL E UM REFUGIO UMA MASCARA,QUE COBRIA O ROSTO DOS GREGOS"CADA MAL E TAMBEM UM ESCONDERIJO,CADA PALAVRA TAMBEM ERA CAMUFRADO.
NA GRICIA HAVIA O BEM,COMO AS OBRAS DE ARTES O INIÇIO DA FILOSOFIA E O MAL ERAM AS GUERRAS NA MINHA OPINIAO SOCRATES E ARISTOTELES EXPRESAVAM SUAS IDEIAS DE UM MODO DIFERENTE EM FORMA DE FILOSOFIA PORQUE NAO PODIAO FALAR CLARAMENTE ASSIM EXPRESAVAM SEUS SENTIMENTOS.

3-SE TODOS USA-SE A ETICA E A MORAL NO DIA A DIA CONSERTEZA NOSSO PAIS SERIA CONPRETAMENTE DIFERENTE TERIAMOS UMA ETICA PARTICIPATIVA NAS RELAÇOES EXTERNAS PODENDO ATE CHEGAR COMO PAIS DE PRIMIRO MUNDO ,SAINDO DE 3.PARA ISSO PREÇISAMOS DE UMA MORAL E UM PRINCINPIO DE REGRAS.ASSIM A ETICA PARTICIPATIVA ABRARTANTO,SE TODOS TIVESSEM UM DEVER DE RESPEITO COM O PROXIMO,O MUNDO MUDARIA .ASSIM COMO DIZIA SOCRATES "SO SEI O QUE NADA SEI"DEVE SERVIR PARA UMA SOCIEDADE SER MAIS JUSTA,VERDADEIRA E PARA QUE TODOS SE RESPEITASEM INTEIRAMENTE.

Blog do Jepherson disse...

ANNE CRISTIANE
SERIE=1A

1R=Bem o Mal na Grécia antiga é impotante na verdade pelos tiveram inicío quando os gregos foi adjetivos pelo Bem e pelo Mal sucessivos invocações pelos povos.

Conclusão
Os gregos ricos de culturas em todos os tempos sivilizado os gregos nestes seus valores costumes para formações os povos gregos.


2R=filósofo gregoa Artioteles Alexandre admira a cultura grego e vé la difundida pelo mundo conforme expandia sua inprio criava centros cietifico edas forma Artisticas e literárias de grecia.
conclusão
Desses modo a religião e cultura e a contumes grego se transfomou no principal das pessoa Alexandre,foi um dos primeiros Astrónomos a propos a idéia de que a terra gira ao redos sol grecia polo grego.

3R= Etica na minha opinião como moral a por que etica não politica as luta utiliza congistas as pessoa mas pobres,bem como para desvias atenção povo gregos .

Blog do Jepherson disse...

1-Antes do advento de pensamento filosofico na Grécia Antiga(sec:vI a.c) o mal era retratado em imagens metológicas províndas de uma antiga conciência. O bem é o melhor que podemos fazer para as pessoas. Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homen buscando entende o funcionamento universo dentro de uma concepção cintificva . Para ele a verdade esta ligada ao bem moral do ser humano. O mal faz com aquelas pessoas que naõ tem amor por si próprio.Por isso naõ esta nem ai pra o que vai acontecer com si próprio. O bem significa um conjunto de aço~es que as pessoas praticam no dia-a-dia. E o mal e aquilo que prejudica as pessoas e faz com as pessoasse tornem mas nervosas.

2- Esta é a equação socrática que quer dizer que o bem e igual ao útilou sejam as pessoas fazem o bem por interesses, porque vái leva-los a felicidade. Sócrates queria que as pessoas se desenvolvessem na virtude. Assim Sócrates esta correto, tudo que você faz e útil, só que nem todas as pessoas fazem o bem por interesses eu nao sou assim tento fazer o possivel pra ser correto, ninguem me julgar.A gente tem que fazer o certo por obidiência e obrigaçaõ. O certo para sócrates eos aristrocates gregos escondem certas idéias inovadas sendo que o certo.Seria mostrar aspectos culturais para a sociedade procurando sempre atrair atenções dos jovens.

3- A ética esta relacionada a oopção ao desejo de realizar a vida mantendo com outras pessoas relações justas e aceitáveis . Ter ética seria muito bom pois seriamos cidadões e participariamos de tudo que ocoresse em nosso país. Mas vai ser dificil.Seria melhor ter a participaçaõ de todos, cada um dando sua opiniaõ ajudando a melhorar o país onde moramos. A justiça tem sempre que prevalecer bem como o bom desenvolvimento da ética.

Nome: Michelle P. do Nascimento
Seri:1º A

Unknown disse...

1: O ser humano e dotado de uma consciencia moral,que o faz distinguir entre certo ou errado,justo ou injusto,bom ou ruim,com isso e capaz de avaliar sua açoes, sendo,portanto, capaz de praticar a etica. esta vem a ser os valores, que se tornam os deveres, incoporados por cada cultura e que sao expressos em açoes, nesse caso normalmente o demonio e o deus do mal ao mesmo tempo e parte inseparavel do deus do bem,pois,um nao pode existir sem o outro e juntos respodem pela mesma,ja que formavam as religioes,nos quais hoje morrem ou condicionam os atos da humanidade em defesa de ambos.

2:o que mais se aproximou foi,da ideia de socrates ,quando diz que os errados eram consequencia da propria Ignorancia,tambem pensando um fazer o mal,prejudicando as pessoas em volta.assim,aconteceria com ARISTOTELES NA GRECIA,briga pelo bem e o mal.

3:se o pais tivesse etica,seria livre de de escandalos,um pais puro,que levaria as pessoas a serem melhor,todos praticariam o bem,em todos os aspectos,por exemplo:toda criança e todo jovem tem o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepçao mais ampla.portanto e dever do estado ensinar e agir fundamentada nos principios da democracia,da etica,da responsabilidade,da conveniencia social.A solidariedade humana e promover a inclusao social,cabe aos dirigentes da educaçao em todo pais executar.


aluno:LUIS EDUARDO RODRIGUES
SERIE:1 ano A

Unknown disse...

Paula Fernanda 1°A:1-o bem consiste em ações que estão de acordo com a sociedade,seguindo os parâmetros impostos pelo todo.Na Grécia Antiga,o mal era retratado em imagens mitológicas vindas de conscidência clarividente.Para os gregos,a verdade está ligada ao bem moral do ser humano,ou seja,só os homens bons falavam a verdade.
2- Segundo Sócrates,o bem e o mal eram consequências da própria ignorância.Ele quis dizer que,a pessoa ignorante pratica o mal porque não tem entendimento ou instrução para praticar o bem.Eu achei correto porque na minha opnião,a pessoa pratica o mal porque ela não teve oportunidades na vida para se desenvolver como profissional e como pessoa. 3- Atualmente no nosso país,falta ética para os governantes.Pois, se eles tivessem um pouco de bom censo,no nosso país teria saude,educação,saneamento e pavimentação de qualidade.Só que para isso acontecer,os governantes teriam que parar de olhar pros próprios bolsos e olhar para as necessidades da população.Se no Brasil houvesse uma gestão participativa,aconteceriam melhoras significativas na educação,com melhor preparo para os professores.Na saúde,com a melhora da infra-estrutura dos hospitais e melhora no atendimento.No saneamento básico,tendo água encanada e de qualidade para todos os bairros.No esgoto,para diminuir as doenças da comunidade pobre e na pavimentação para maior qualidade de vida para nós brasileiros. FIM.

flavia-camila@gmail.com.br disse...

Aluno: Sérgio Antônio s. Oliveira 1º Ano A



1;Nesse caso tudo que fazemos de ruim é mal eo que fazemos de bom para nós ou para o proximo éo bem,portanto todo ser humano é dotado de uma consciência moraloque nos faz destinguir o certo do errado, justo do injusto, bom do rium.

2: Oque se aproximou da ideia de socartes, quando diz que os errados eram consegu~encia de sua propia ignorancia, tambem pensando em fazer o mal, prejudicando as pessoas em nossa volta, assim aconteceu com aristoteles na Grecia na briga pelo bem eo mal.

3: No brasil existe muita corrupçaõ e se o pais tivesse ética seria seria um opais livre de escandalos , um pais puro que levaria as paessoas a serem melhor e todos praticariam o bem.Por outro lado a desigualdade social é uma marca específica da sociedade brasileira. Não que não haja, em graus muito intensos, desigualdades em outros países – é claro que há – mas parece que somos o único país do mundo já há três décadas no podium do índice de Gini, que mede a desigualdade social de todos os países do mundo.

Unknown disse...

1R= No mais de si mesmo,o Homem abriga o desejo de ser bom,de fazer coisas boas quando escolhe o mal é porque ficou ofustada pela pequena parte de bem com o mal se reveste.Deus Bem infinito,que faz o bem e o põe em toda criatura.
Todos os temos uma espécie de institinto para descobrir o bem.Sabemos que o bem é bom e que o mal é mau.Na prática,porém,muitas vezes aparece problema isto é bom é bom fazer isto.

Aresponta nem sempre é imediato ou certa ás vezes pode exigir um longo e árduo estudo.A ética investiga aquilo que é bom fazer,para que-fazendo-o alcancemos a maior perfeição humana possivel.

2R=Quando se diz que algo é ético ou não ético,o que esta dizendo é que ou não bom.
Contudo,embora todos concordemos em afirmar que o nossa contuda dever ser ético,nem sempre concordamos sobre se essa ou aquela coisa em concreto é ou não é ético PARA OUTROS monnstruosidade.

3R=Ele quis dizer que ética tem que concordamos com algumas é não ético nem sempre concordamos que eles fala coma as coisas concreto com gravidez,aborto estrpo e e outros que nois não achamos certo.

Unknown disse...

Cuiába, 13 de Outubro de 2008

Danielle Caroline 1° Ano

1°Resp. O bem está ligado de uma forma a tudo que gostamos e que faz bem a sociedade...
Que nos traz beneficios para que possamos viver em paz até o fim de nossas vidas.

O Deus do mal é representado pelo dêmonio e retratado de uma forma como a pior coisa no mundo. Na minha concepção isso é verdadeiro ele só prejudica as pessoas e está sempre querendo o mal de todos.


2°Resp.Sócrates foi o que mais se aproximou com o meu modo de pensar, as idéis dele era justas que cheguei a pensar que se ele estivesse vivo até hoje o nosso planeta não estaria da forma que está, ele era do tipo que quando não concordava com uma coisa ele batia o pé até conseguir o que queria e ninguém conseguia fazê-lo mudar de idéia com respeito aquilo q ele pensava.

3°Resp.A ética está acima de tudo relacionada á opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo contato com pessoas, relações justas e aceitáveis.
A ética acima de tudo está relacionda, com aceitar as pessoas do jeito que elas são, independente de cor, raça ou classe social. Respeitar a opnião de outras pessoas mesmo quando não concordamos com elas. Cada um tem liberdade para escolher á que grupo quer pertencer, significa que faz parte da ética. Então devemos respeitar e aceitar a decisão de outras pessoas, para que possamos viver em harmonia,enfim, imaginar-mos um futuro justo, patrocinado pela igualdade e respeito ao próximo.

Unknown disse...

Cuiába, 13 de Outubro de 2008

Danielle Caroline 1° Ano

1°Resp. O bem está ligado de uma forma a tudo que gostamos e que faz bem a sociedade...
Que nos traz beneficios para que possamos viver em paz até o fim de nossas vidas.

O Deus do mal é representado pelo dêmonio e retratado de uma forma como a pior coisa no mundo. Na minha concepção isso é verdadeiro ele só prejudica as pessoas e está sempre querendo o mal de todos.


2°Resp.Sócrates foi o que mais se aproximou com o meu modo de pensar, as idéis dele era justas que cheguei a pensar que se ele estivesse vivo até hoje o nosso planeta não estaria da forma que está, ele era do tipo que quando não concordava com uma coisa ele batia o pé até conseguir o que queria e ninguém conseguia fazê-lo mudar de idéia com respeito aquilo q ele pensava.

3°Resp.A ética está acima de tudo relacionada á opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo contato com pessoas, relações justas e aceitáveis.
A ética acima de tudo está relacionda, com aceitar as pessoas do jeito que elas são, independente de cor, raça ou classe social. Respeitar a opnião de outras pessoas mesmo quando não concordamos com elas. Cada um tem liberdade para escolher á que grupo quer pertencer, significa que faz parte da ética. Então devemos respeitar e aceitar a decisão de outras pessoas, para que possamos viver em harmonia,enfim, imaginar-mos um futuro justo, patrocinado pela igualdade e respeito ao próximo.

Unknown disse...

resposta
1r:Na grecia antiga prevalecia os ricos , Socrates foi uma pessoa que tentava igualar a sociedade .
o mal na quela época , condiz que as mulheres e escravos não podiam estudar , mas Socrates dava aulas para todos , naquela época só os ricos podiam estudar. o bem era praticar boas ações , ajudar os outros a ser honesto enfim tudo que era de bom para os seres humanos.

2r: Socrates se aproximou mais das minhas ideias apresenatadas ,ele lutava pela igualdade , foi um homem que lutava com unhas e dentes pela democracia na Grecia Antiga.

3r:Seria muito melhor ,por que na haveria tanta desigualdade , as pessoas iriam respeitar ums aus outros e isso influenciariam muito para o Brasil a si tornar um pais de primeiro mundo.Assim,devemos praticar a ética e a moral no nosso cotidiano.

Daniel disse...

Daniel 1° E.

1° Resp. Bem e o mal de Grécia Antiga é criticada por Sócrates, por que muitos aspectos da cultura grega foi firmando de muitas tradições e creças religiosas. Com esses costumes, não ajudam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos, por que Sócrates achava que isso estava prejudicando a população grega.

2° Resp. O Sócrates fazia muitas críticas da população grega, por que naquela época, ele tentava fazer com que os gregos esquecessem as suas tradições, para poder se desenvolver intelectualmente.
Portanto as críticas de Sócrates a população grega seria mais desenvolvida com intelectualidade, moralidade, etinia, etc. E não sendo tradicional.

3° Resp. Nosso país teria mais intelectualidade e moralidade se fossemos éticos e participativos, como na época de Sócrates. Por que naquela época a população era menos corrupta do que nos dias atuais, então seriamos pessoas menos corruptas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amanda Karine 1°D
Matutino

1->R: Bem - Quando algo influência ao seu bem estar lhe trará alegria harmonia de forma emque não prejudique alguem , ou um axilio alguem que trará bons frutos ao proximo , o bem pode ser visado em relação em que faça seus desejos realizarem tranzendo logo a você uma plenitude aquela mesma que Aristóteles dizia.

R: MAL- O mal é quandoo você pratica algo que prejudica seu semelhante , sabendo as que possa evitar mais faça por vontade propia ou por força maior por conta de você possa fugir de algum proplema seu mais prejundicando akela pessoa .

2->R:Esta é a equação Socrática, que quer dizer que o bem é igual ao útil. Ou seja, as pessoas fazem o bem por interesse próprio, porque é o que vai levá-las a felicidade. Ele achava que as pessoas deveriam agir corretamente, pois estando no caminho certo, a tendência será essa pessoa ser feliz.

3->R:Ética é você saber que existe dois estremos o certo ou errado , justo ou injusto sempre haverá diferenças entre ou modo de ser e moral.
Se todos seguissem e cuprissem com os seus deveres o nosso país iria ser bem melhor!

Gabriela Tuanny disse...

Gabiela tuanny 1°A
1° Resp. O bem significa um conjunto de ações que as pessoas praticam , e que fazem merecer o respeito da sociedade.
E o mal é aquilo que prejudica , fer , ele se opoê ao bem.
Assim o bem significa ajudar ao proximo, não ter preconceito uns com os outros.
o mal é prejudicar a pessoa que você ama e nã ama só por gosto.

2° Resp. Sócrates, fazia uso da melhort arma o dialogo.
Ele tentava mostrar o que era certo e erraod , ajudando principalmente os jovens na busca de melhorar o seu cotidiano.
o errado para sócrates era que os aristócratas gregos , escondiam certas idéias inovadoras.
Sendo que o certo seroa mostrar aspctos culturais para sociedade, procurando sempre atrair a ateção dos jovens.

3°Resp. Seria melhor ter aparticipação de todos , cada um dando sua ópinião ajudando a melhorar o pais e a cidade onde mora.
A justiça tem sempre que prevalescer , bem como o bom desenvolviemnto da ética.
Assima de tudo a verdade a honestidade,o bom carater prevalesce no dia a dia.
Quando digo que sempre, temos que ajudar de mãos dadas, é que a união faz a força.
Por isso é que o ser humano tem que buscar sempre caminhar na direção certa.
Fazendo sempre o bem para si e para o próscimo, sem esquecer de ser feliz!!!.

Unknown disse...

R->1 O bem é tudo o que é bom ,justo e agradável à moral.É uma virtude,utilidade,beneficio, felicidade,ou seja,tudo que é oposto do mal.Um conjunto das ações que fazem a pessoa merecer a aprovação e o respeito da sociedade- pratiacr o bem.
Mal- aquilo que prejudica ou se opõe ao bem.Coisa que prejudica.É aquilo que é contrário a moral, a ética e ao caráter de uma pessoa. Que não vê impecilhos para fazer mal ao próximo.



R->2 Aristóteles- o bem é a atitude racional para com as sensações e desejos.
Kant- Se o agente pratica o ato com boas intenções, respeitando as leis morais, o ato é bom.


R->3 Teria mais igualdade para todas as pessoas, assim elas viveriam melhor.Tudo seria mais justo sem diferenças de raça, cor e nada.Tudo seria feito para todos, não só para os mais ricos. O beneficio seria para o geral, sem discriminação. Tendo em vista somente o bem da população e naõ se preocupando só com a burguesia(ricos).A corrupção com certeza seria menor ,pois havendo igualdade as pessoas não iriam querer tanto subir na vida usando os outros de escada. Seria uma democracia bem mais justa para todos.


O meu grau de aprendizado foi o melhor possivel.Compreendi que devemos lutar nessa vida não só para melhorar a nossa vida, mas a de uma sociedade inteira.E que se todos pensassem assim com certeza a nossa vida seria completamente diferente do que é hoje.E devemos sem sombra de dúvida acreditar no amanhã e crer que somente o bem vence no final, e que é desse lado que devemos sempre estar.


Fabio Ferreira 1°C

Unknown disse...

Fabio 1 ano E
resposta
1r:Na grecia antiga prevalecia os ricos , Socrates foi uma pessoa que tentava igualar a sociedade .
o mal na quela época , condiz que as mulheres e escravos não podiam estudar , mas Socrates dava aulas para todos , naquela época só os ricos podiam estudar. o bem era praticar boas ações , ajudar os outros a ser honesto enfim tudo que era de bom para os seres humanos.

2r: Socrates se aproximou mais das minhas ideias apresenatadas ,ele lutava pela igualdade , foi um homem que lutava com unhas e dentes pela democracia na Grecia Antiga.

3r:Seria muito melhor ,por que na haveria tanta desigualdade , as pessoas iriam respeitar ums aus outros e isso influenciariam muito para o Brasil a si tornar um pais de primeiro mundo.Assim,devemos praticar a ética e a moral no nosso cotidiano.

Unknown disse...

ANA PAUL1}BEM quem tem um coracão pura e cheio de coiasa boas,mal é pesoa rancorosa,com o coração sujo e cheio de coisas mal 2}ENTRE o bem e o mal,os filosofos gregos utilizam uma linguam filosoficas. NA visão de socrates,considerava que erros trazidos pode a produzir mais erros o bem e op mal,era consequência da da propria ignorância.NA opinião de ARISTOTELES o bem e o malera um refugiu uma mascara que cobria o rosto dos gregos. 3}UM pais melhor com mais paz e amor,um pais muito mais agradavél cheio de coisas boas,o que esta precisando no nossa pais é moral,organização da sociedade e politica principalmenta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Camila Dias ~> 1º E

1 Resp.:O certo, o errado, o bem e o mal não tinham o mesmo significado na Grécia antiga. A permissão da morte de recém-nascidos deficientes é um exemplo disto. Isso me leva a entender que havia dois níveis de certo e errado e de bem e de mal. O certo (bem) eram o que faziam o indivíduo crescer e o errado (mal) impediam este crescimento.


2 Resp.:Analisando todas as teorias achei a mais coerente a do Aristóteles , para ele a Lei deve ser capaz de compreender as limitações do ser humano, aproveitar-se das suas paixões e instintos, e produzir instituições que promovam o bem e reprimam o mal.
Justificando: Não podemos querer mudar o ser humano e sim moldá-lo de uma maneira que ele possa saber conviver pacificamente dentro de uma em sociedade.


3 Resp.:Penso que não seria muito diferente do que é hoje. O nosso problema é cultural, onde as pessoas acham que o “jeitinho brasileiro” de querer furar uma fila, subornar uma autoridade são coisas pequenas e sem importância.

Davi Fernandes disse...

Davi Fernandes 1°C Matutino

1)Resp.O bem e tudo aquilo que é bom para o individuo e para sociedade seguindo os parâmetros impostos pelo todo.

O mal e quando você pratica algo q prejudica seu semelhante e a sociedade.


2)Resp.Sócrates diz:"E melhor fazer pouco e bem,do que muito e mal".Pense nos atos antes de fazer se for coisa boa faça devagar nao faça coisa precipitada pois pode acabar fazendo mal a algué e a si proprio.

3)Resp.Seria um país mais honesto sem corrupção sem desingualdade.Se nosso pais tivesse uma sociedade participativa ele seria melhor.

Unknown disse...

o9iko

franciellen disse...

Franciellem1°d
(1°) Que e o bom de hoje no futuro, poderá-se transformar num mal. NESSE casso ou pelo menos, originalmente o demônio e deus do mal, e ao mesmo tempo e parte inseparável do Deus do bem, pois um não sem o outro, e juntos respondem pela mesma Fé, que forma as religiões quais hoje movem ou condicionam os atos da humanidade em defesa de ambos. Na Grécia antiga prevaleciam os ricos, Sócrates foi uma pessoa que tentava igualar a sociedade.
o mal na que-la época, condiz que as mulheres e escravos não podiam estudar, mas Sócrates dava aulas para todos, naquela época só os ricos podiam estudar. O bem era praticar boas ações, ajudar os outros a ser honesto enfim tudo que era de bom para os seres humanos.

(2°) Do ponto de vista filosófico e da, historias das idéias filosóficas e claro que, o aspecto material da religião é que agora mais importa aquele conjunto de doutrinas, em que se apóia em grande parte filosófica. Enfim as morais sobre tudo das religiões primariam tem grande impacto na conduta dos seguidores trata se também aqui de um alimento de fundo filosófico. Nas religiões primarias a mundo em divisão em decorrência do antropomorfismo se concentro na justiça e na recompensa por quanto deus e visto como um régio senhor a administrar seus servos ou ainda na idéia de purificação pelo sofrimento, sobretudo no caso da metempsicose. Sócrates fazia uso da melhor arma o dialogo.
Ele tentava mostrar o que era certo e errado, ajudando principalmente os jovens na busca de melhorar o seu cotidiano.
o errado para Sócrates era que os aristocratas gregos, escondiam certas idéias inovadoras.
Sendo que o certo será mostrar aspectos culturais para sociedade, procurando sempre atrair a atenção dos jovens.

(3°) Ética tem haver, com as relações humanas seja-nos ‘’negócio ‘’ ou em sua quase totalidade essas relações mostra ações do relacionamento com os outros. Neste relacionamento os valores aumentam as pessoas com a comunidade e a sociedade. Se nosso país tivesse uma ética participativa, os alunos respeitariam os professores, os alunos respeitariam os próprios colegas de classe os empregados cumpriram, com os seus deveres nos seu serviço entre outras diversas coisas. Teríamos mais igualdade para todas as pessoas, assim elas viveriam melhores. Tudo seria mais justo sem diferenças de raça, cor e nada. Tudo seria feito para todos, não só para os mais ricos. O beneficio seria para o geral, sem discriminação. Tendo em vista somente o bem da população e não se preocupando sós com a burguesia(ricos).A corrupção com certeza seria menor ,pois havendo igualdade as pessoas não iriam querer tanto subir na vida usando os outros de escada. Seria uma democracia bem mais justa para todos. Fracielen 1°d

isana leticia disse...

Isana leticia1°d
(1°) Que e o bom de hoje no futuro, poderá-se transformar num mal. NESSE casso ou pelo menos, originalmente o demônio e deus do mal, e ao mesmo tempo e parte inseparável do Deus do bem, pois um não sem o outro, e juntos respondem pela mesma Fé, que forma as religiões quais hoje movem ou condicionam os atos da humanidade em defesa de ambos. Na Grécia antiga prevaleciam os ricos, Sócrates foi uma pessoa que tentava igualar a sociedade.
o mal na que-la época, condiz que as mulheres e escravos não podiam estudar, mas Sócrates dava aulas para todos, naquela época só os ricos podiam estudar. O bem era praticar boas ações, ajudar os outros a ser honesto enfim tudo que era de bom para os seres humanos. E que o bem consistem ate hoje.

(2°). Sócrates fazia uso da melhor arma o dialogo.
Ele tentava mostrar o que era certo e errado, ajudando principalmente os jovens na busca de melhorar o seu cotidiano.
o errado para Sócrates era que os aristocratas gregos, escondiam certas idéias inovadoras.
Sendo que o certo será mostrar aspectos culturais para sociedade, procurando sempre atrair a atenção dos jovens.

(3°) É Tudo seria mais justo sem diferenças de raça, cor e nada. Tudo seria feito para todos, não só para os mais ricos. O beneficio seria para o geral, sem discriminação. Tendo em vista somente o bem da população e não se preocupando sós com a burguesia(ricos).A corrupção com certeza seria menor ,pois havendo igualdade as pessoas não iriam querer tanto subir na vida usando os outros de escada. Seria uma democracia bem mais justa para todos. Assim, com a moral, nós iremos tratar melhor dos nossos deveres e costumes, de modo geral, os procedimentos com relação aos nossos semelhantes, portanto, o país iria ter uma democracia mais justa e igualitária.
Isana Letícia 1°d

marcinha disse...

Márcia Michele 1°d
(1°o mal na que-la época, condiz que as mulheres e escravos não podiam estudar, mas Sócrates dava aulas para todos, naquela época só os ricos podiam estudar. O bem era praticar boas ações, ajudar os outros a ser honesto enfim tudo que era de bom para os seres humanos. E que o bem consistem ate hoje.

(2°). POREM PERSONIFICAVA AS FORÇAS DO BEM, PERMANECENDO LUTA CONTRA AS TREVAS, ACREDITAVA QUE, QUEM COMBATESSE AS FORÇAS DO MAL, ALCANÇARIA A FELICIDADE E A VIDA ETERNA. Aristóteles- o bem é a atitude racional para com as sensações e desejos.
quando agente pratica o ato com boas intenções, respeitando as leis morais, o ato é bom.

(3°) É Tudo seria mais justo sem diferenças de raça, cor e nada. Tudo seria feito para todos, não só para os mais ricos. O beneficio seria para o geral, sem discriminação. Tendo em vista somente o bem da população e não se preocupando sós com a burguesia(ricos).A corrupção com certeza seria menor ,pois havendo igualdade as pessoas não iriam querer tanto subir na vida usando os outros de escada. Seria uma democracia bem mais justa para todos. Assim, com a moral, nós iremos tratar melhor dos nossos deveres e costumes, de modo geral, os procedimentos com relação aos nossos semelhantes, portanto, o país iria ter uma democracia mais justa e igualitária.
Márcia Michele 1°d

William E Grabiela disse...

william 1°c Resp. o bem significa um conjunto de ações que as pessoas praticam ,e que fazem merecer o respeito da sociedade.
Eo mal é aquilo que prejudica e fere, ele se opõe ao bem.
Bom eu acho que se todos focar em um só objetivo todos vão se concientisar e faser só o bem.

2° Resp. O grande filosofo Sócrates, fasia o uso da melhor arma o dialogo., Ele Tentava mostra o que era certo eo que era errado, sempre ajudando principalmente os jovens na busca de melhorar o seu cotidiano.
O que sócrates achava errado, erá que os aristócratas gregos, escondiam certas idéias inovados,sendo que o certo erá mostrar aspctos culturais para a sociedade, procurando sempre atrair os jovens.

3° Resp. Bom o certo seria ter a participação de todos, cada um dando sua ópnião ajudando a melhorar o pais onde mora.
A justiça sempre prevalesce, bem como o bom desenvolvimento da ética.
Acima de tudo a verdade , a honestidade, eo bom carater prevalesce no dia a dia.
Mas Quando digo que sempre temos que andar de mãos dadas , é que a união faz a força.
por isso temos que sempre caminhar na direção certa.

Unknown disse...

Rafael willian 1ºC



1-Resp; Mal significa prejudicar o outro .E tudo que-lhe é contrario.

Jah o bem é um conjunto de ações que fazem as pessoas merecer a aprovação, o respeito da sociedade em praticar.
portanto, o bem e o mal é concebido como algo perfeito e inperfeito, que não é se a sombra de um mundo de idéias no qual reinamos, está era a preocupação de sócrates na Grécia antiga.





2-Resp; Platão:Concebe ao mundo como algo imperfeito, que não é,senão sombra do mundo das idéias,no qual reina a perfeição.
Penso que, algumas ideias imaginárias possa ser real e tal qual platão define sua teoria contudo, os fatos que platão conta em sua teoria; é quase tudo que acontece nos dias atuais, exemplo: como o homen que aparentemente era iguinorante, e que antes de encarnar diz ver as mesmas coisas que havia permanecido oculto em sua alma.





3-Resp; Pontuo que respeitar os direitos dos outros; defende os próprios direitos;lutar pela justça;acompanha o desenvolvimento de nosso pais; trabalhar pelo seu progresso é combater as acões que fujam do seu objetivo que são alguma das muitas ações que todos vivenciam no dia-a-dia, seja qual for a idade, o credo, a etinia, que devemos praticar. Portanto a ética ou a moral faz parte da nossa vida, ela faz parte da convivencia na sociedade.Todos os individuos participam concientemente ou inconcientemente da moral.A ética abrange constituir a prática moral.Atitudes como vestir-se ;viver em familia ;não matar;não roubar;e outros. Cnstituir a pratica moral. A ética abrange um campo mais amplo,definindo-se como a investigação das ações humanas e a ética é o estudo que são os juizes de apreciação quando se amplia o bem ou no mal.





RAFAEL WILLIAN 1ºC

Unknown disse...

elizabeth marques =).. 1°b

1 resp:Bem – Designa, em geral, o acordo entre o que uma coisa é com o que ela deve ser. É a atualização das virtualidades inscritas na natureza do ser.
mal-Mal – Para a moral, é o contrário de bem. Aceita-se, também, como mal, tudo o que constitui obstáculo ou contradição à perfeição que o homem é capaz de conceber, e, muitas vezes, de desejar

2 resp:“O mal é ausência do bem, da mesma maneira que as trevas são a ausência da luz.”
Santo Agostinho.
O bem é tudo o que é conforme à lei de Deus;o mal, tudo o que lhe é contrário. Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal é infringi-la.O homem tem meios de distinguir por si mesmo o que é bem do que é mal. Quando crê em Deus e o quer saber. Deus lhe deu inteligência para distinguir um do outro.


3 resp:A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz. Ou seja, seja se no nosso país tiivesse uma ética participativa não haveria tanta corrupção, tanta violência. A ética tem q estar presente na família, escola,empresa, e na comunidade em que você vive

Unknown disse...

1r:Socrates criticava muito o bem eo mal na grécia antiga ,porque muitos aspectos da cultura grega foi fixando de muitas tradiçoes e religioes diferentes.
Esses tipos de costume atrapalhava o desenvolvimento intelectual da populaçao grega,essa era a critica de socrates.

2r:Socrates fazia essas criticas com um objetivo de que a populaçao grega afastacem um pouco de suas cultura,para poderem ter mais ideias
Portanto,a teoria de socrates é uma teoria mais realista,concordo com sua teoria, mas nos dias de hoje as pessoas nao estao ligando para suas culturas origem ou religioes.

3r:No nosso país as pessoas nao ligam mais para moral ou ética.Aqui no brasil somos predominados pela politica cheias de corrupçoes.
Se nos tivessemos uma ética participativa poderiamos viver melhor,se as pessoas abrissem os olhos veriam os pobremas que o nosso país esta passando.Entao essa teoria deveria acontecer para que a populaçao possa-se desenvolver,assim teriamos uma vida melhor

aluno:jair batista leao
série:1e

Unknown disse...

1-Aluno escreva um pequeno texto sobre a "inquisição" e a Intolerância religiosa.
R:
A expulsão dos judeus da Espanha foi sentida pela maior parte dos desterrados como uma punição divina pêlos seus pecados e foi interpretada pelos eruditos e ortodoxos judeus da época, em termos de culpa e punição, pecado e redenção. A esperança messiânica sofre com o fenômeno da expulsão uma drástica mudança sob a influência de Isaac de Luria no século XVI e no século seguinte com Natan de Gaza, conforme nos mostra Gershom Sholem (1). O exílio adquiriu também um novo sentido. A idéia de que o homem era capaz de influenciar a redenção divina, colocou no coração do processo messiânico a figura de um individuo, Sabatai Zevi, que apareceu como mensageiro de Deus, com poder divino e a missão de carregar as etapas do processo messiânico. Surgiu então um novo tipo de Messias, que está “aqui e “agora” e que é uma parte do processo histórico. O social, o cósmico, o nacional será redimido mas é sempre o divino que comanda os atos (2).
O exame das orações judaicas marranas que encontramos entre os processos dos criptojudeus na América revelam a constante aflição sofrida pelos convertidos e principalmente um profundo sentimento de culpa. Esse sentimento de culpa foi transmitido aos cristãos-novos através de gerações e assumido por eles, e sem exceção, em suas preces, pedem perdão a Deus, Adonai, rogando por uma redenção divina e por uma “salvação”, que somente poderia vir “de cima”.







2-Pesquise e divulgue no blog: como a construção de um moinho e a de uma Catedral tinha efeitos econômicos parecidos na fase da construção, mas muito diferentes depois de concluídos.

R: Equipados com poderosas câmeras que produzem imagens de grande resolução e lâmpadas que não emitem nem calor nem raios ultravioleta, os cientistas e técnicos estão desvendando setores antes ilegíveis, descobertas que podem ter um impacto significativo.
Os manuscritos de dois mil anos, encontrados na década de 1940 nas cavernas próximas ao Mar Morto em Jerusalém, contêm as cópias mais antigas já encontradas de todos os livros da Torá (exceto do Livro de Esther), assim como textos apócrifos e descrições de rituais dos judeus na época de Jesus Cristo. Os textos, a maior parte em peles mas alguns, em papiros, datam do terceiro século antes de Cristo ao primeiro século depois de Cristo.

A história contemporânea dos manuscritos também é tortuosa, porque eles estão entre as fontes mais importantes de informação sobre os judeus e o início da cristandade. Após sua descoberta inicial eles foram mantidos em um pequeno círculo de acadêmicos.
Acadêmicos pedem continuamente à Autoridade Israelense de Antiguidades, mantenedora dos manuscritos, acesso aos documentos, e museus de todo o mundo querem usá-los em suas exposições. No próximo mês, o Museu Judaico de Nova York vai iniciar uma exposição com seis dos manuscritos.
Os detentores dos manuscritos, pessoas como Pnina Shor, chefe do departamento de conservação de antiguidades, estão satisfeitos com tamanho interesse, mas argumentam que cada vez que os manuscritos são expostos à luz, umidade ou calor, eles se deterioram. Ela diz que mesmo sem essa exposição eles estão se deteriorando porque a tinta usada em alguns dos manuscritos, assim como as fitas adesivas usadas por acadêmicos na década de 1950, estão grudando os pedaços.







3-Pesquise e depois construa seu texto explicando a seguinte frase: A fome, a guerra e a peste eram fenômeno relacionadas entre si duramnte a crise do feudalismo, por que?

R:

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhara caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano tinha favorecido um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu devido as constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.

O senhor feudal representaria a classe nobiliárquica detentora de terras. Divididos por diferentes títulos, um nobre poderia ser responsável desde a administração de um feudo, até pela cobrança de taxas ou a proteção militar de uma determinada propriedade. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior a dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades. Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado.

Ao mesmo tempo em que a economia e as relações sócio-políticas se transformavam nesse período, não podemos nos esquecer da importância do papel da Igreja nesse contexto. O clero entraria em acordo com os reis e a nobreza com o intuito de expandir o ideário cristão. A conversão da classe nobiliárquica deu margens para que os clérigos interferissem nas questões políticas. Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”.

Unknown disse...

1º -A opressão da igreja tornou-se maior apartir de 1233,ano em q o papa gregorio IX ,crio o tribunal do solo oficio tambem conhecido como a inquisição para perseguir e punir os dessidentes considerados burguês .
Durante sua existência a inquisição espalhou um grande terror pela Europa pois qualquer pessoa podia ser acusado .quem fosse pego seria levado a fogueira e a igrja não gostava não admitia as diversidades religiosas porque eles não aceitavam outras religiões foi ai que começaram a perseguir os cristão.


2ª - durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores ,e se podiam ser usados por servos ou camponeses ,os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição conhecido como ´´ tanerna banial `` ,a tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catredais.
Na construção de moinhos eram utilizados o papel q era bem raro ,o sistema, métrico tal como hoje e usado não existia .o aumento ,era futo com outros materiais pelas grandes construções arquitetônicas .reunião –se dezenas de mestres-de-obras que eram os arquitetos da época eles elaboram as obras para serenconstruidos.
A medida que o poder secular submetia ao poder papal ,passava a será igreja que detenha a capital que era desenvolvida as obras .apos concluir o moinho e a catredal depois de muito tempo que faz a economia por que a construção do moinho que vendem para os camponeses e pobres.



3º -a Europa teve um grande crise econômica e social que transformou o continente em pouco de inúmeros revoltas e lugar desolução e forme grandes grerras e morte .o império bizantina pelos turcosotonomo apartir do século XIV .nessa época a vaculdade européia foi atacada por secos prolongados que deu prejuízo as grandes agriculturae deixo uma grande parte da população sem alimento a Europa teve uma grande catrastrofeda sua historia a peste negra .a doença conhecida como peste bubônica.





marcio rodrigo 1ºE

Unknown disse...

1r:Na grecia antiga prevalecia os ricos , Socrates foi uma pessoa que tentava igualar a sociedade .
o mal na quela época , condiz que as mulheres e escravos não podiam estudar , mas Socrates dava aulas para todos , naquela época só os ricos podiam estudar. o bem era praticar boas ações , ajudar os outros a ser honesto enfim tudo que era de bom para os seres humanos.

2r: Socrates se aproximou mais das minhas ideias apresenatadas ,ele lutava pela igualdade , foi um homem que lutava com unhas e dentes pela democracia na Grecia Antiga.

3r:Seria muito melhor ,por que na haveria tanta desigualdade , as pessoas iriam respeitar ums aus outros e isso influenciariam muito para o Brasil a si tornar um pais de primeiro mundo.Assim,devemos praticar a ética e a moral no nosso cotidiano.



jefferson agenor jose maciel 1E