terça-feira, 21 de abril de 2009

Monografia: Gestão x Comunidade

RESUMO



A escola na sua função social é inovadora, construtora de sentido amplo e direcionada ao novo, no que diz respeito ao mundo educacional vivenciado com as intempéries da tecnologia ora vivencia informação e pouco conhecimento. Diante disso, a gestão e junto à equipe técnica e não técnica estacionou, não havendo diálogo e colaboração. Se a gestão não fizer uma reflexão dos seus afazeres, incluindo comunidade, pais e alunos, como objeto de prioridade, a escola continuará sendo a exclusão de cidadão, quando deveria ser de inclusão.
O homem precisa conviver junto, participar, sentir-se motivado, junto com a escola, envolver-se na cooperação das ações escolares. Esse papel depende do gestor como líder, responsável, criativo, formador de opinião com relação às mudanças que o mundo moderno exige para que tenhamos uma escola, onde não só aprende o aluno, mas os pais e toda a comunidade.
Uma escola de qualidade apresenta credibilidade não somente aos alunos mais aos pais, é esse o desafio da gestão democrática do projeto pedagógico, é possibilitar aos aprendizes a compreensão de aprender o mundo moderno, capazes de respeitar a pluralidade cultural no contexto social.
No processo educativo as instituições educacionais devem respeitar a diversidade e desenvolver uma pratica pedagógica contextualizada para que desta maneira forme cidadãos autônomos e críticos.


Palavras chaves: Gestão-Comunidade-Integração


1. GESTÃO DEMOCRÁTICA




Gestão Democrática pressupõe, conforme Luck (1996), participação, isto é, trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre elas em conjunto, isto porque o êxito de uma organização depende da ação constitutiva conjunto de seus componentes, pelo trabalho associado que cria um todo sentido orientando por uma vontade coletiva.
Assim, a Gestão Democrática implica em participação, envolvimento, compromisso, responsabilidade, respeito à diversidade e busca de consenso. Enfim, implica na ruptura com a prática historicamente desenvolvida nas escolas como é apontado nas Leis de Diretrizes e Bases (9394/96).
Para entendermos, o que a palavra gestão significa terá como princípios básicos: administrar, governar, dirigir. Esse significado também serve para manter um controle sobre um determinado grupo, uma situação ou uma organização, para assegurar e garantir melhores resultados. Neste sentido, na sua especificidade, a escola é um tipo de organização constituída de recursos materiais, financeiros e humanos (alunos, professores, pais) que precisam ser administrados para obter os melhores resultados, que no caso é a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos.
Devido à necessidade de se praticar a gestão escolar, fez se necessária, seguir fortes mudanças que envolveram a sociedade no passado e nos últimos anos. A globalização, os grandes avanços tecnológicos, a rapidez e a quantidade de informação que tem sido gerada, o momento histórico que passamos e todas as transformações ocorridas ao longo do tempo e em diferentes aspectos das nossas vidas. Surgiu como preocupação a direção, a manutenção e os controles sobre os recursos financeiros, objetivando a produção de melhores resultados.
Contudo, as análises aqui apresentadas não são entendidas como satisfatória, podendo ser o ponto de partida para os estudos e reflexões. A própria importância a que vem sendo atribuída à gestão escolar democrática e participativa, e à organização curricular, assim como a sua verdadeira efetivação, no qual a pesquisa vai se delineando ao longo do texto.