quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Seja Bem Vindos


AO BLOG DA PROFª


DE HISTÓRIA MARIZETE EM 2009.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL

INTRODUÇÃO

Pensar em métodos e estratégias de ensino tem sido um grande desafio para os professores. Com isso, a aula é toda uma situação didática na qual se põem objetivos, com os fins instrutivos e formativos que incitam os alunos a aprenderem. Entretanto, a seleção e a organização de atividades dos alunos são interligadas, a preparação dos alunos, a introdução da matéria e a colocação didática dos objetivos.

Analisando por essa ótica, a professora de história, usa o computador para enriquecer o ambiente de aprendizagens dos alunos e ao mesmo tempo utiliza a internet que armazena todos os tipos de informações do mundo.

Assim, a evolução da escrita no ambiente virtual, fornece aos alunos a capacidade de analise de textos, sejam estes, na produção oral ou escrita, considerando como partida à leitura das pesquisas, atividades que visa o desenvolvimento da oralidade, leitura critica, escrita e produções de textos.

Portanto, a interpretação de textos desperta no alunado, a reflexão crítica acerca dos conteúdos estudados, afim de, ampliar e prepará-lo para realidade social a que está inserido.

JUSTIFICATIVA

A idéia surgiu de criar ambientes interativos, no momento em que a professora de história precisava se adaptar ás mudanças tecnológicas. Também, seu objetivo é prender o interesse dos alunos pelas aulas dadas. Na busca de recursos didáticos e metodológicos, pensou, que o uso do laboratório de informática da escola seria a oportunidade de sair dos livros, quadro, apagador e giz.

Assim, a intenção deste, é trabalhar com a mediação pedagógica em ambientes virtuais, com blog, isso quer dizer que, o computador fará parte de nossa vida, e o laboratório de informática da escola possibilitou a criação de um novo espaço interativo, disponibilizando o compartilhamento e a troca de informações, para cada produção de conhecimentos entre o professor/alunos/alunos.

No ambiente virtual os alunos terão pesquisas que possibilitem aperfeiçoar os aspectos da leitura, da escrita, da produção de textos, não importando em cometer erros, porque errar é sinal de que está aprendendo.

Contudo, o aprofundamento das atividades, visa no aluno reconhecer suas dificuldades de interpretar, além de desenvolver atividades com autonomia, ampliando seus conhecimentos cognitivos.

Portanto, as dificuldades são imensas, para trabalhar com temas interdisciplinares, porém, não é impossível, por isso, a experiência vai possibilitar novos ajustes de adaptação caso seja necessário.